Educando o olhar

Do amor à leitura nasceu a parceria entre escola e universidade

O Colégio Estadual João Gueno e a leitura têm uma história de amor antiga. Em busca de alternativas que despertassem o gosto e a paixão pelos livros nos alunos, a professora Érica Rodrigues encontrou a parceria entre escola e universidade.  

A relação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) começou em 2012. Dois anos depois, o resultado dos trabalhos realizados em conjunto com o projeto “Ação integrada pelo letramento”, garantiu ao colégio o prêmio nacional Viva Leitura. O feito  possibilitou a continuidade das atividades e abriu a porta para novos horizontes. 

Saiba mais sobre o Ncep

O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (Ncep) entra nessa história em 2018. Além da aproximação exemplar entre universidade e escola, a ação conjunta rendeu uma série de crônicas escritas pelos alunos sobre o bairro São Dimas, localizado na periferia de Colombo. Afinal, quem melhor para contar a história de um lugar do que seus próprios moradores? Foi assim que a história de amor ganhou um novo capítulo, um livro intitulado “De Pés no Chão: o São Dimas que vivemos”.  

O Ncep foi responsável pelas oficinas, que abordaram temas e atividades como: entrevistas, redação, caminhadas de reconhecimento na região e discussões de temas. O objetivo era estimular um novo olhar sobre a escola e sobre o bairro. Os alunos do oitavo ano foram às ruas para fazer o mapeamento: calcularam o número de casas existente nas ruas, a quantidade de animais de estimação abandonados e até a localização dos comércios. Com isso, ganharam experiência em coleta e apuração de dados, e encontraram inspiração para escrever as crônicas. O projeto foi um sucesso por conta do apoio da comunidade escolar e pela dedicação dos estudantes, que abraçaram a proposta. 

No primeiro semestre de 2019, os alunos trabalharam na produção de um blog de notícias sobre o bairro e o colégio, o “Gueno News”. Em novas oficinas aplicadas pelo Ncep, relembraram o que já tinham aprendido e tiveram contato com outras ferramentas de comunicação: fotografia, entrevista, redação e até produção de matéria de capa. No segundo semestre, a produção voltou a interagir com o meio literário, resultando na elaboração do livro “O meu, o seu, o nosso São Dimas”, com o relato de momentos marcantes da vida dos jovens. 

Os projetos nascidos da parceria entre o Ncep e o Colégio Estadual João Gueno são exemplos de ações que trabalham com a educomunicação. Com um olhar atento e particularizado para cada situação, o processo é pensado por etapas: planejamento, aplicação de oficinas, produção e, por fim, a avaliação de cada passo. Os resultados são evidentes nos produtos finais, mas também na mudança de comportamento, no interesse e na interação dos alunos no ambiente escolar. 

Leia mais sobre o Ncep:

Um novo jeito de ver a periferia

Educando o olhar

Vila Torres: Um lugar de pertencimento

A reinvenção do projeto de extensão

Humanidade estrangeira na extensão

Quando a amizade é a melhor terapia

Na saída, aprendizados para o resto da vida

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Educando o olhar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima