Depois de dois anos, Sanepar encerra racionamento de água em Colombo

A parte da cidade que é atendida pelo Aquífero Karst ainda enfrentava restrições de abastecimento

Após dois anos, a Sanepar finalmente encerrou nesta semana o racionamento no abastecimento de água em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Embora o rodízio tenha acabado em 21 de janeiro no Sistema Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), alguns bairros (cerca de 20% da cidade) são abastecidos por um sistema isolado, o Aquífero Karst, que ainda enfrentavam restrições no abastecimento.

Para normalizar o serviço, a Sanepar estendeu o fornecimento da água vinda do SAIC para os bairros Santa Fé e Curitibano com a instalação de uma elevatória, no bairro Roça Grande.

O equipamento, de acordo com a empresa, aumenta a pressurização da rede num ponto em que a água perde velocidade dentro da tubulação. Ao ser bombeada, ela pode ser distribuída para regiões mais elevadas.

O reservatório de água tratada da Vila Guarani, que atende parte de Colombo, passou então a contribuir com mais 50 litros por segundo para suprir a perda de vazão do Karst. Esta operação estava funcionando em fase de teste havia dez dias.

A contadora Thayla Cantoni, moradora da cidade, comemorou o anúncio. “Demorou, mas chegou o fim. Foi muito difícil [o rodízio] porque tinha que guardar água para o banheiro e limpeza da casa.”

De acordo com ela, além da escassez, também houve problemas para se programar. “O rodízio não era seguido de forma que aparecia no aplicativo. Muitas vezes fiquei sem água por mais tempo que o previsto”, critica.

O racionamento abrangia 14 cidades da RMC: Curitiba, Araucária, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Nos quase dois anos de rodízio, de acordo com o governo do Estado, houve economia de 89,8 bilhões de litros de água.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima