Defasagem de dados da Covid-19 persiste em Curitiba

Mais de 300 mortes e 39 mil casos registrados na cidade seguem fora dos boletins estadual e nacional

Um mês após a revelação de que quase duas centenas de mortes por Covid-19 e milhares de casos da doença registrados em Curitiba não constavam dos balanços oficiais da Secretaria de Saúde do Paraná e do Ministério da Saúde, o problema ainda segue sem solução.

Nem mesmo a abertura de um procedimento de apuração por parte do Ministério Público, como revelou o Plural em reportagem publicada no último dia 14 de dezembro, foi suficiente para corrigir o descompasso, ao menos até agora.

No final da tarde desta quarta-feira (6), a defasagem chegava a 308 mortes e 39.693 casos. São ocorrências que foram devidamente registradas pela Prefeitura de Curitiba, mas cuja inclusão nos balanços estadual e nacional segue pendente.

Conforme a Prefeitura de Curitiba, desde o começo da pandemia, houve 2.304 mortes na cidade. No balanço estadual, porém, aparecem apenas 1.996 desses óbitos.

Pelos números da prefeitura, os casos acumulados chegam a 113,9 mil. Desse total, somente 74,2 mil casos constam do balanço do governo do Paraná.

São os dados das secretarias estaduais que alimentam os boletins oficiais do Ministério da Saúde e as compilações nacionais independentes, como a do consórcio de veículos de imprensa, que reúne jornais e portais de internet, além da TV Globo.

Prazo ignorado

No último dia 9 de dezembro, a Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba abriu um procedimento para apurar a divergência dos números.  O MP remeteu ofícios às secretarias Estadual e Municipal de Saúde, em que fez questionamentos sobre o que classificou como “desencontro de informações”.

O MP estabeleceu inicialmente um prazo até 21 de dezembro para as respostas. Como não houve retorno algum por parte do órgão estadual, a promotoria reiterou o questionamento e decidiu conceder um novo prazo, que vencerá na próxima quarta-feira (13).

Já a resposta da Prefeitura de Curitiba foi enviada e está sob análise do Setor Médico do MP.

O Plural solicitou à prefeitura acesso à íntegra do documento, mas ainda não teve retorno. A secretaria estadual também não respondeu a uma solicitação similar.

“O conflito entre os sistemas e fluxos de notificação está sendo discutido em conjunto pelas secretarias a fim de corrigir as divergências”, havia declarado a prefeitura, em nota, no último dia 14 de dezembro. “A equipe da epidemiologia está avaliando caso a caso e repassando as informações corrigidas.”

Já a secretaria estadual, na mesma ocasião, admitiu “falta de uniformização das informações e programação” do sistema municipal de Curitiba para transferência de dados para o sistema oficial do Paraná.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Defasagem de dados da Covid-19 persiste em Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima