Curitibano está abandonando isolamento, aponta índice

Paraná tem isolamento abaixo da média nacional. Curitiba só fica em casa no domingo

O isolamento social em Curitiba registrou índice médio de 48% nos últimos sete dias. O dado é da empresa In Loco que monitora a localização de 60 milhões de celulares em todo o Brasil. É o menor índice desde a semana de 22 de março, quando a prefeitura adotou medidas para restringir o trânsito de pessoas na cidade.

O cálculo o índice leva em consideração o percentual de celulares que registraram movimentação foram do bairro em que permanecem usualmente. De 7 a 13 de abril o índice ficou em 49%, mas no período de 14 a 20 esse valor caiu para 48%.

Se desconsiderarmos o índice de 62% registrado no domingo, dia 19, a média da semana fica em 45%. Ou seja, o curitibano só está ficando em isolamento mesmo aos domingos. O índice ideal de isolamento para conter a transmissão do novo coronavírus é de 70%.

Os dados da In Loco também indicam que o isolamento na capital é ligeiramente menor que no Paraná, que teve índice médio na última semana de 49%. Em todo o período desde 13 de março, o Paraná teve 48,6% de índice de isolamento e ficou abaixo da média nacional, que foi de 49,6%.

Índice médio de 13 de março a 20 de abril de 2020

Como é calculado o índice

Para compor o Índice de Isolamento Social, as informações dos dispositivos monitorados pela In Loco são criptografadas e agregadas por bairro, tornando-se dados estatísticos e preservando a privacidade das pessoas. Feito isso, os dados passam a indicar a movimentação desse grupo de pessoas dentro dos bairros. Desta forma, um baixo percentual de isolamento representa um grande número de pessoas entrando ou saindo de determinado bairro ou região.

“Com a nossa tecnologia, podemos ajudar no combate à disseminação do coronavírus. De forma criptografada e agregada, sem dados que possam identificar diretamente um usuário específico, nosso levantamento permite que os órgãos responsáveis atuem diretamente nas áreas de risco ou mais afetadas pelo vírus”, explica André Ferraz, CEO da In Loco.

Qualquer pessoa pode ter acesso aos dados. A In Loco disponibilizou em seu site – inloco.com.br, o Mapa Brasileiro da Covid-19. Nele, a população poderá acompanhar o índice nacional e a divisão por estado, com o histórico da semana. O conteúdo será atualizado diariamente, sempre no período da manhã, com as informações do dia anterior.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima