Curitiba vai criar selo para manter abertos restaurantes que seguem protocolos | Jornal Plural
9 jun 2021 - 21h05

Curitiba vai criar selo para manter abertos restaurantes que seguem protocolos

Parceria entre prefeitura e associação de restaurantes permitirá liberar “quem está trabalhando direito”

Em reunião nesta quarta-feira, dia 10, com conselheiros da saúde de Curitiba, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak afirmou que está trabalhando num selo em parceria com a Abrasel, que representa o setor de restaurantes. A certificação, uma parceria da Abrasel com o Sebrae e a Vigilância Sanitária, irá sinalizar as empresas que estão cumprindo o protocolo de prevenção a Covid-19 e que, portanto, poderão ser mantidas abertas mesmo em caso de restrição por conta da pandemia.

Segundo a secretária, a ideia é que a pasta seja “mais assertiva” e “não penalize quem está trabalhando direito”. “Aquele restaurante que tá mantendo as medidas [de prevenção da Covid-19] não feche eventualmente”, completou. Huçulak elogiou a parceria que a pasta tem com a Associação, que representa bares e restaurantes. “Eles têm feito um trabalho muito bom com todos seus funcionários e clientes”, afirmou.

A secretária também citou como bom exemplo as academias de ginástica, muito embora não tenha especificado porquê. A secretária esteve no Conselho Municipal de Saúde para prestar contas da situação da pandemia de Covid-19 na capital, uma vez que o Conselho é responsável por fiscalizar o uso de verbas do SUS na cidade.

Segundo o presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart, o sistema para emissão do Selo submete as empresas a três fases de certificação de conformidade: uma auto-avaliação, uma formação técnica à distância e uma visita de análise por um técnico do Sebrae. Segundo ele, a previsão é que a avaliação entre em funcionamento em 1º de julho.

O sistema, explica, utiliza como base o protocolo da Secretaria Municipal de Saúde para prevenção de Covid-19. Quando o questionário identifica falha por parte do empresário, ele é orientado através de material de ensino à distância. E quem consegue a pontuação necessária recebe visita do técnico do Sebrae para então receber a certificação. “É um processo muito rico porque tem a auto-avaliação, o curso e o olhar do terceiro”, explica Goulart.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Um comentário sobre “Curitiba vai criar selo para manter abertos restaurantes que seguem protocolos

  1. Vc já frequentou um academia seria neste período de pandemia? Galera que já é comprometida com saúde está bastante engajada e as academias tem seguido protocolos pesados de segurança e higiene. A contribuição para melhora geral de saúde, inclusive na prevenção e recuperação de casos de Covid, é científica e fechar algo que está dentro das normas e auxilia é no mínimo ignorância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias