Curitiba vai criar selo para manter abertos restaurantes que seguem protocolos

Parceria entre prefeitura e associação de restaurantes permitirá liberar "quem está trabalhando direito"

Em reunião nesta quarta-feira, dia 10, com conselheiros da saúde de Curitiba, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak afirmou que está trabalhando num selo em parceria com a Abrasel, que representa o setor de restaurantes. A certificação, uma parceria da Abrasel com o Sebrae e a Vigilância Sanitária, irá sinalizar as empresas que estão cumprindo o protocolo de prevenção a Covid-19 e que, portanto, poderão ser mantidas abertas mesmo em caso de restrição por conta da pandemia.

Segundo a secretária, a ideia é que a pasta seja “mais assertiva” e “não penalize quem está trabalhando direito”. “Aquele restaurante que tá mantendo as medidas [de prevenção da Covid-19] não feche eventualmente”, completou. Huçulak elogiou a parceria que a pasta tem com a Associação, que representa bares e restaurantes. “Eles têm feito um trabalho muito bom com todos seus funcionários e clientes”, afirmou.

A secretária também citou como bom exemplo as academias de ginástica, muito embora não tenha especificado porquê. A secretária esteve no Conselho Municipal de Saúde para prestar contas da situação da pandemia de Covid-19 na capital, uma vez que o Conselho é responsável por fiscalizar o uso de verbas do SUS na cidade.

Segundo o presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart, o sistema para emissão do Selo submete as empresas a três fases de certificação de conformidade: uma auto-avaliação, uma formação técnica à distância e uma visita de análise por um técnico do Sebrae. Segundo ele, a previsão é que a avaliação entre em funcionamento em 1º de julho.

O sistema, explica, utiliza como base o protocolo da Secretaria Municipal de Saúde para prevenção de Covid-19. Quando o questionário identifica falha por parte do empresário, ele é orientado através de material de ensino à distância. E quem consegue a pontuação necessária recebe visita do técnico do Sebrae para então receber a certificação. “É um processo muito rico porque tem a auto-avaliação, o curso e o olhar do terceiro”, explica Goulart.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Curitiba vai criar selo para manter abertos restaurantes que seguem protocolos”

  1. Vc já frequentou um academia seria neste período de pandemia? Galera que já é comprometida com saúde está bastante engajada e as academias tem seguido protocolos pesados de segurança e higiene. A contribuição para melhora geral de saúde, inclusive na prevenção e recuperação de casos de Covid, é científica e fechar algo que está dentro das normas e auxilia é no mínimo ignorância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima