Curitiba tem uma Praça do Tai Chi

O espaço localizado no bairro Água Verde oferece práticas gratuitas da arte marcial chinesa para a comunidade

Levis Litz é escritor, jornalista de formação e pós-graduado em Tai Chi Chuan pela Escola Brasileira de Medicina Chinesa. Cofundador da Associação Internacional de Praticantes de Tai Chi, o professor também faz parte de outras organizações internacionais que tem como objetivo a propagação da prática milenar pelo mundo. Em Curitiba, Levis é referência no que diz respeito ao Tai Chi Chuan e também é editor da revista Tai Chi Brasil, disponível gratuitamente na internet para os interessados no tema.

Levis e o mestre de Kung Fu Jean Sirigate idealizaram o projeto de criação de uma praça destinada, as práticas de artes marciais, em especial Tai Chi Chuan. Uma sobra de quadra no bairro Água Verde seria o espaço ideal para criação de um espaço público para oferecer aulas gratuitas à comunidade. Mapearam o espaço, analisaram o que seria necessário e encaminharam o projeto para percorrer os trâmites burocráticos junto à prefeitura de Curitiba. Um ano e meio depois, receberam a resposta positiva. Algumas reformas ocorreram no local, como aumento da calçada, do gramado e retirada de objetos no centro da jardinete para que não atrapalhassem as práticas. Mas o espaço já tinha nome: Jardinete Luiz Carlos Ribeiro. Então ganhou o apelido “Praça do Tai Chi”.

“A gente queria o nome oficial fosse Praça do Tai Chi, pois seria a primeira do Brasil e teria impacto internacional. Mas como já tinha nome, ficou o apelido.”

Levis Litz.

Levis foi coordenador da praça, em conjunto com outros cinco professores que se revezam para, aos sábados de manhã, oferecer aulas gratuitas a comunidade. Com a pandemia, as aulas presenciais foram canceladas e quatro professores se afastaram da coordenação das atividades. Agora, no ano de 2022, com as vacinas funcionando e com menos restrições, as aulas presenciais voltam a acontecer na praça, em um fim de semana por mês. O distanciamento físico, o uso de máscaras e álcool em gel ainda são necessários.

A praça do Tai Chi, no bairro Água Verde. Foto: Larissa Santin

O professor contou ao Plural que iniciou sua prática quando, na adolescência, assistiu a um seriado de TV chamado Kung Fu. “A forma centrada e organizada do personagem, a forma suave de lidar com as situações conflituosas despertou meu interesse”, comenta Levis.

Afinal, o que é Tai Chi Chuan?

Para os leigos, a definição mais simples seria: Tai Chi Chuan é um Kung Fu lento. Na verdade, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial que tem como objetivo colocar a energia do praticante em movimento.

O Tai Chi é energia em movimento, é poesia corporal. Uma arte marcial onde os movimentos cíclicos giram em torno do equilíbrio entre as duas polaridades de energia: Yin e Yang. Quando os movimentos são rigorosos, há necessidade de adicionar suavidade. Quando muito suaves, é necessário mais vigor. Tai significa representam “O Supremo”, o que há de maior no universo. Chi significa cumeeira, a parte mais altas das construções chinesas, de onde pode se ver o sol nascer e se pôr. Chuan significa punho, mãos livres. Ele representa a ideia dos movimentos que são realizados com as mãos durante a prática.

O Tai Chi Chuan como conhecemos vem desde os anos 1600. É considerado uma arte milenar pois seus preceitos provêm da medicina tradicional chinesa. A prática é recomendada para todas as idades, a forma com que os movimentos são aplicados é direcionado individualmente a cada aluno.

Em 2021, o Tai Chi Chuan foi reconhecido pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade. Isso é um peso de sustentação para o argumento que há muita gente dentro e fora da Terra praticando Tai Chi. Marcianos? Não. Astronautas chineses mesmo. É calculado que haja mais de 300 milhões de praticantes no mundo todo.

Levis Litz com o Grão-mestre Chen Zheng Lei, da linhagem do estilo Chen. Foto: Angie Jennings.

Dia Internacional do Tai Chi

Em 2005, a Associação Internacional dos Praticantes de Tai Chi entrou com pedido junto à prefeitura de Curitiba e hoje existe oficialmente o Dia Municipal do Tai Chi, que ocorre no mesmo dia do Dia Internacional do Tai Chi: no último sábado do mês de abril.

Serviço

A Praça do Tai Chi está localizada na Avenida Água Verde, 1.405, na esquina com a Rua Guilherme Pugsley.

Para informações sobre as aulas pelo telefone (41) 98409-6858

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Curitiba tem uma Praça do Tai Chi”

  1. Reportagem maravilhosa… Todo espaço destinado a população para prática de atividade física deve ser apoiada e parabenizada. Conheço a praça e só tenho elogios a fazer. Muito feliz que as práticas serão retomadas depois da fase de cancelamento devido a pandemia. Parabéns ao professor Levis por todo esforço dispendido em tornar possível a revitalização da praça do Tai Chi e que as aulas continuam como sempre, com muito entusiasmo, alegria e muita saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima