Curitiba tem mais 465 casos e 13 óbitos por Covid-19

Aumento do número de casos e óbitos aproxima capital da bandeira vermelha - que decreta lockdown

Nesta sexta-feira (17), conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, Curitiba registrou mais 465 confirmações de infecção pelo coronavírus, totalizando 12.623 casos. Também foram divulgados mais 13 óbitos, contabilizando 323 curitibanos que perderam a vida desde que a pandemia da Covid-19 chegou.

Das novas confirmações, 335 casos são de exames que detectam a presença do vírus, e outros 130 são de pessoas que já se recuperaram da infecção e realizaram testes rápidos de farmácia. “O vírus está circulando é a prevalência do painel viral das Síndromes Respiratórios Agudas Graves (SRAGs)”, disse a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, ao analisar quais são os vírus respiratórios circulando na cidade.

Nos internamentos, prevalência dos quadros respiratórios é por Covid-19. Fonte: SMS

Dos novos óbitos, nove aconteceram nas últimas 24 horas, outros quatro entre os dias 14 e 15 de julho. As novas vítimas são oito homens e cinco mulheres, com idades entre 39 e 84 anos. Apenas um dos pacientes não estava internado, e faleceu em uma UPA. Entre as novas vítimas fatais, três tinham idade abaixo de 60 anos, desses apenas um não apresentou fator de risco para o agravamento da Covid-19. A taxa de mortalidade do vírus, em Curitiba, está em 2,56%.

Distribuição dos óbitos na cidade. Fonte: SMS

Há 579 curitibanos internados em hospitais públicos e privados, sendo que 249 apresentam quadros graves e estão em Unidades de Tratamento Intensivo. Em média, os pacientes internados passaram a apresentar sintomas respiratórios quatro dias antes do agravamento da doença. Analisando os dados por faixa etária, a maior parte das complicações segue acontecendo em pacientes com 60 anos ou mais.

Perfil das internações na cidade. Fonte: SMS

Com mais 12 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19, totalizando 325 leitos, a taxa de ocupação das UTIs do SUS exclusivas para Covid-19 nesta sexta-feira é de 89%. Todos aqueles que deram entrada no internamento com sintomas suspeitos de síndromes respiratórias agudas graves vão para leitos exclusivos Covid-19 e não apenas os com casos confirmados. Há 37 leitos livres.

Histórico da taxa de ocupação das UTIs SUS exclusivas para Covid. Fonte: SMS

“A medida mais eficaz que nós temos hoje é o isolamento, para evitar a transmissão do vírus”, afirmou Huçulak. Hoje, Curitiba tem 5.367 casos confirmados de pessoas que estão transmitindo ativamente a doença. O crescimento de casos e óbitos registrados nas últimas semanas tem pesado na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, e pode mudar a cor da bandeira do órgão: “Estamos no laranja, caminhando para o vermelho”, disse Huçulak, ao alertar para o fato que, em breve, Curitiba pode entrar em lockdown.

Paraná ultrapassa 50 mil casos de Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (17) 1.900 novas confirmações e 46 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma 50.761 casos e 1.273 mortos em decorrência da doença Covid-19.

1.088 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados hoje. 838 pacientes estão em leitos SUS (357 em UTI e 481 em leitos clínicos e/ou de enfermaria) e 249 em leitos da rede particular (82 em UTI e 167 em leitos clínicos e/ou de enfermaria). Há outros 1.045 pacientes internados, 491 em leitos UTI e 554 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

Morreram mais 46 pacientes. Todos estavam internados. São 18 mulheres e 28 homens, com idades que variam de 38 a 99 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 3 de julho a 17 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (22), Paranaguá (3), Cascavel (3), Rio Negro (2), Foz do Iguaçu (2), Campo Largo (2), Arapongas (2), além da ocorrência de uma morte em cada um dos seguintes municípios: Colombo, Rolândia, São José dos Pinhais, Quedas do Iguaçu, Peabiru, Jaguapitã, Imbituva, Goioerê, Diamante do Sul e Curiúva.

385 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 200 municípios há mortos pela doença. Fora do Paraná, o monitoramento da Secretaria registra 560 casos de residentes de fora. 19 pessoas foram a óbito.

Mais uma série de ajustes aparecem no boletim. Alteração de município: Um caso confirmado na data de 19/6 em Cascavel foi transferido para Diamante do Sul. Um caso confirmado na data de 11/7 em Bom Sucesso do Sul foi transferido para Diamante do Sul. Um caso confirmado na data de 3/7 em Ibaiti foi transferido para Luiz Alves/SC. Um caso confirmado de Covid-19 na data de 7/7 em Telêmaco Borba foi transferido para Curitiba. Um caso confirmado na data de 14/7 em Curitiba foi transferido para Cidade Gaúcha. Um óbito confirmado na data de 16/7 em Araucária foi transferido para Campo Magro. Um caso confirmado na data de 18/6 em Foz do Iguaçu foi excluído por duplicidade de notificação.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima