Curitiba registra mais de 7,5 mil casos de Covid-19
6 jul 2020 - 17h26

Curitiba supera 7,5 mil casos de Covid-19

Com 695 casos confirmados em 24 horas, capital tem 3.298 pacientes transmitindo a doença

ATENÇÃO! A divergência entre dados municipais e estaduais acontece pois não há um sistema integrado de informações. Além disso, os critérios de divulgação da Secretaria da Saúde do Paraná e da Secretaria Municipal de Saúde são diferentes. Mais detalhes em breve.

Nesta segunda-feira (6), Curitiba registrou 695 novos casos de Covid-19 em 24 horas, totalizando 7.530 notificações da doença. Com seis mortes, também divulgadas hoje, o município registra 195 vítimas da infecção pelo coronavírus.

São 3.298 casos ativos na cidade, de pessoas que seguem transmitindo o vírus. Destes, 546 estão internados em hospitais da cidade – 195 são casos graves, precisando de UTIs. Os números de casos ativos, internações e casos graves vêm aumentando desde o início de junho – quando o vírus passou a circular mais livremente pela cidade e a curva de infecção começou a dar saltos.

As seis divulgadas nessa segunda-feira aconteceram no fim de junho, e no começo de julho (nos dias 2, 4 e 5). Os pacientes tinham entre 61 e 88 anos, e além do fator de risco da idade, também tinham doenças crônicas. Faleceram três homens e três mulheres, cinco estavam internado em estado grave.

“Todo o nosso mês de julho será difícil, será muito duro”, afirmou a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, ao falar que o controle da pandemia também depende da população, não apenas do poder público. Segundo a secretária, a pressão das cobrança em cima do órgão municipal, exigindo fiscalização e afins, é difícil: “É muito chato, é muito deprimente, eu não sei o que dizer desse momento, a gente perde a esperança na humanidade”, disse.

Curitiba registra, ainda, 698 casos suspeitos; e 4.037 recuperados.

No Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (6) mais 1.291 confirmações e 25 mortes pela infecção causada pelo coronavírus. O Paraná soma 32.411 casos e 806 mortos em decorrência da doença.

Nesta segunda-feira, 794 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. Destes, 632 ocupam leitos SUS (245 em UTI e 387 leitos em clínicos/enfermaria) e 162 leitos da rede particular (61 em UTI e 101 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 899 pacientes internados, 461 em leitos UTI e 438 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

A secretaria estadual informa a morte de mais 25 pacientes. Todos estavam internados. São oito mulheres e 17 homens com idades que variam de 17 a 91 anos. Os óbitos ocorreram entre 5 de junho a 6 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em Apucarana (1), Arapuã (1), Assaí (1), Campo Largo (1), Clevelândia (1), Colombo (2), Curitiba (2), Guaratuba (1), Londrina (1), Maringá (1), Paranaguá (2), Pinhais (1), Piraquara (1), Pontal do Paraná (1), Prudentópolis (1), Rolândia (2), São Jose dos Pinhais (2),  Sarandi (1) e Toledo (2).

No Paraná, 372 cidades têm ao menos um caso confirmado de Covid-19. Em 158 municípios há óbitos pela doença. Já, fora do estado, o monitoramento da secretaria estadual registra 358 casos de pessoas que não moram no Estado. Destas, 14 foram a óbito.

Neste boletim, foram registradas alterações apenas d município: um caso confirmado em 04/07 em Palmas foi transferido para Coronel Domingos Soares; um caso confirmado em 04/07 em Ampere foi transferido para Toledo; outro caso confirmado em 04/07 em Pranchita foi transferido para Toledo; um terceiro caso confirmado em 30/05 em Santa Terezinha de Itaipu foi transferido para Londrina.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias