Curitiba registra mais 699 casos de Covid-19

Mortes por complicações seguem subindo, taxa de mortalidade é de 2,8%

Depois de seis dias registrando menos de 500 casos por dia, Curitiba adiciona, nesta sexta-feira (31), mais 699 confirmações de infecção pelo coronavírus. Desde março, 19.326 curitibanos já foram infectados – 5.787 pessoas estão transmitindo o vírus neste momento.

“Parece que chegamos em um platô, porque o número de casos dessa semana não foi maior do que da semana anterior”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak. “Mas isso não significa que as pessoas podem sair comemorando, um platô pode ser para subir ou para descer”, disse Huçulak. Os números da próxima semana serão cruciais para essa finalizar essa avaliação.

“O alerta máximo, o sinal laranja continua ligado”, afirmou a médica infectologista, Marion Burger ao falar sobre a taxa de ocupação das UTIs, e as circunstâncias do município neste momento. A médica considera que essa possível estabilização se deu em um momento tenso do sistema, usando boa parte de sua capacidade.

Também foram registrados mais 24 óbitos, totalizando 548 mortes em decorrência da pandemia. Esse é o maior número divulgado em um boletim desde que foram registradas as primeiras mortes por Covid-19 na capital, no dia 6 de abril.

As novas vítimas tinham entre 30 e 90 anos, sete eram mulheres e 17 eram homens. Dos novos óbitos, 18 ocorreram nas últimas 48 horas, os outros seis aconteceram entre os dias 20 e 29 de julho e aguardavam resultado dos testes. Todos os pacientes tiveram atendimento médico e estavam internados em hospitais públicos e privados. Sete pacientes tinham menos de 60 anos de idade, e todos eles tinham comorbidades ou apresentavam fatores de risco para complicações da Covid-19. 

Foram registrados 172 mortes nas últimas duas semanas. Como comparativo, vale ressaltar que Curitiba somou, nos três primeiros meses de pandemia, 115 mortes por Covid. Atualmente, a taxa de letalidade do vírus em Curitiba é de 2,8%; acima dos 2,5% registrados no estado do Paraná. 77% das mortes da cidade são em pessoas acima dos 60 anos.

12.991 pessoas já estão liberadas do isolamento, pois se recuperaram da doença. Há ainda outros 562 casos em investigação, aguardando resultado de exames. Entre os casos confirmados, 512 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense, 233 deles em UTI.

UTIs do SUS

A taxa de ocupação das 345 UTIs do SUS exclusivas para Covid-19 nesta sexta-feira é de 84% – todos aqueles que deram entrada no internamento com sintomas suspeitos de síndromes respiratórias agudas graves vão para leitos exclusivos Covid-19 e não apenas os com casos confirmados. Há 54 leitos livres.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima