Curitiba registra 345 novos casos de Covid-19 | Jornal Plural
1 jul 2020 - 17h56

Curitiba registra 345 novos casos de Covid-19

De acordo com a secretária municipal de saúde, 85% dos casos graves da cidade estão entubados

Nesta quarta-feira (1), a capital paranaense confirmou 345 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 5.523 notificações da doença. Aconteceram, também, quatro novos óbitos – ao todo, 152 curitibanos foram vítimas do vírus.

As mortes aconteceram no dia 27, 29 e 30 de junho. As vítimas foram: um homem de 53 anos, uma mulher de 81 anos, outra mulher de 77 anos, e mais um homem 64 anos. Todos os pacientes estavam internados e tinham, além do fator de risco da idade, doenças crônicas graves.

Ao todo, Curitiba tem atualmente 382 pacientes internados e 131 em UTIs. De acordo com a secretária municipal de saúde, Marcia Huçulak, cerca de 85% dos casos graves estão entubados, fazendo uso de respiradores. “A gente alerta para a gravidade dos quadros, que estão em grande maioria entubados”, disse Huçulak.

A cidade ativou, de sábado (27) até hoje, 23 leitos de UTI e mais 13 leitos clínicos exclusivos para Covid-19. Agora são 248 leitos de UTI e 312 leitos de enfermaria. Mesmo com as ativações a taxa de ocupação das UTIs exclusivas para Covid-19 é de 78%.

Sobre o fechamento decretado pelo Governo do Estado, o órgão municipal falou sobre a importância de romper e diminuir a transmissão do vírus na cidade. A médica infectologista, Marion Burger, no entanto, deu ênfase à importância do isolamento de quem apresenta sintomas respiratório – com ou sem fechamento em vigor: “Nada adianta ficar parado por duas semanas se na volta as pessoas não tiverem mudado seus hábitos”, afirmou.

Curitiba tem ainda 544 casos suspeitos, e 2.842 recuperados.

No Paraná

O Paraná acumula 23.965 diagnósticos positivos da Covid-19 e 650 óbitos em decorrência da doença. Em boletim emitido nesta quarta-feira (1), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou mais 1.343 casos e 14 mortes. O informe traz dois ajustes de municípios de residência e uma exclusão por duplicidade nos casos confirmados.  

Nesta quarta-feira, há 737 pacientes com diagnóstico confirmado: 576 estão em leitos SUS (212 em UTI e 364 em leitos clínicos/enfermaria) e 161 na rede particular (61 em UTI e 100 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 820 pacientes internados, 406 em leitos UTI e 414 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

Os 14 pacientes que foram a óbito, relatados no informe, estavam internados. São oito mulheres e seis homens, com idades que variam de 49 a 76 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 23 de junho a 1º de julho. Três pacientes que faleceram residiam em Cascavel, dois em São José dos Pinhais, dois em Toledo. Houve um óbito em cada uma das cidades de Araucária, Cambé, Campo Mourão, Clevelândia, Cornélio Procópio, Londrina e Santa Helena.

Subiu para 361 o número de cidades paranaenses com ao menos um caso confirmado da Covid-19. Nossa Senhora das Graças, Perobal, Pinhalão e São Jorge do Patrocínio registraram casos pela primeira vez. Em 141 municípios há óbitos pela doença.

O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 260 casos de residentes de fora. Treze pessoas foram a óbito.

Um caso confirmado no dia 18 de junho, em Cascavel, foi transferido para Maripá. Um caso confirmado dia 13 de junho, em Londrina foi transferido para Cambé. Houve exclusão por duplicidade de um caso confirmado no dia 24 de junho, em Curitiba.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias