Curitiba já registra mais de 25 óbitos por Covid-19 por dia

Sem leitos nos hospitais, a cidade vê número de mortes aumentar

A média móvel de óbitos causados por Covid-19 em Curitiba já ultrapassou o maior valor registrado em 2020: 21 mortes por dia. E chegou a 25. O triste recorde leva em consideração a data do óbito e é baseado em dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até 16 de março. Ou seja, não considera os dois últimos boletins cujos números de óbitos é ainda maior. São 160 mortes pela doença por semana.

Se consideradas as mortes por data de divulgação (ou seja, baseado nos dados dos boletins diários da SMS), já somamos 200 óbitos por semana. Independente da origem dos dados, houve um aumento de mais de 50 mortes por semana de uma semana a outra.

A cidade também registrou 100% de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria exclusivos para Covid-19, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A fila de pacientes Covid que aguardam um leito em Curitiba e região tem 462 pessoas.

No cálculo da ocupação real, que considera o total de pessoas internadas em leitos exclusivos, em leitos clínicos e os que estão na fila aguardando um leito, a cidade já tem 138% de ocupação e déficit quase 500 leitos. Isso apesar da prefeitura ter aberto mais de 300 leitos nas últimas semanas.

A situação dramática deve forçar a prefeitura a, no mínimo, manter as medidas de restrição a atividades não essenciais na cidade, que estão em vigor até o dia 21. Mas também aumentam a pressão para que a cidade adote um lockdown real, com verdadeiras restrições a atividades econômicas que não sejam verdadeiramente essenciais.

Especialistas defendem que para impedir um desastre humanitário ainda maior a cidade precisaria parar totalmente, rompendo a cadeia de transmissão do vírus. A medida idealmente teria que ser adotada também nos municípios da região metropolitana.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima