Curitiba faz repescagem da vacinação anticovid para crianças nascidas em 2010 e 2011

Segundo estimativas da Secretaria da Saúde há nesse grupo cerca de 29 mil crianças que não compareceram na data da primeira aplicação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba fará repescagem da vacinação contra a covid-19 para as crianças nascidas em 2010 e 2011 que já foram convocadas, mas não compareceram na data da aplicação. A repescagem acontecerá de forma escalonada por período de nascimento. Nesta sexta-feira (4/2) a primeira dose será para as crianças nascidas entre 1.º de janeiro a 30 de junho de 2010 e no sábado (5/2) serão vacinas as nascidas entre 1.º de julho e 31 de dezembro de 2010 e todo o ano de 2011.

Com expectativa de público maior para o sábado, a secretaria irá ampliar os pontos de vacinação, serão 27 locais com atendimento das 8h às 17h. Os endereços para o sábado serão atualizados no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”. Antes de se deslocar para a vacinação confira os locais de atendimento.

Na sexta-feira (4/2) o atendimento seguirá nas dez unidades de saúde exclusivas para vacinação de crianças contra a covid-19.

Nestas datas só poderão receber a primeira dose anticovid o público convocado, crianças das demais idades devem aguardam o novo cronograma.

A ampliação para demais faixas etárias e a convocação de nova repescagem dependem da avaliação de estoque ou da chegada de nova remessa de imunizantes pediátricos.

Cronograma

•    4/2 (sexta-feira) – Repescagem (crianças nascidas entre 1º de janeiro a 30 de junho de 2010);

•    5/2 (sábado) – Repescagem (crianças nascidas 1º de julho a 31 de dezembro de 2010 e entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011). 

Cadastro

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já. Essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas. 

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança. 

As orientações detalhadas e a relação das comorbidades pode ser conferida no “Pequeno Manual para vacinação das crianças de 5 a 11 anos em Curitiba”.

Intervalo

Sala de espera em posto de vacinação exclusivo para crianças. Foto: Plural.

A vacina contra a covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças, a recomendação é de que seja dado um intervalo de 15 dias.

Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar os intervalos para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas.

A vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Após a liberação da Anvisa, o Ministério da Saúde incluiu no dia 21 de janeiro a Coronavac na campanha de vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos.

Com informações da prefeitura de Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima