Curitiba começa a vacinar crianças sem comorbidades nesta quinta 

Aplicação da primeira dose acontece de forma escalonada por data de nascimento

Nesta semana, além de completar um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Curitiba inicia a aplicação da primeira dose em crianças sem comorbidades. A convocação acontecerá de forma escalonada, sendo chamadas na quinta-feira (20) crianças nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2010, e na sexta (21) aquelas nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2010. 

O atendimento para as crianças está sendo feito em 10 unidades de saúde exclusivas, que funcionam das 8h às 17h. Confira os endereços no site Imuniza Já, na aba “Locais de vacinação”.

Segundo estimativas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), há cerca de 20 mil crianças nessa faixa etária. A ampliação para novos grupos depende da chegada de mais imunizantes pediátricos. Nesta terça-feira (18), a SMS recebeu 10.700 doses da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa).

Nesta quinta e sexta-feira também poderão receber a primeira dose as crianças que já foram convocadas e não puderam comparecer na data. 

Orientação

Para agilizar o fluxo da vacinação, a secretaria orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas. 

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável para a assinatura do termo de consentimento.

Também devem ser apresentados documento de identificação com foto da criança e comprovante de residência em nome do responsável. 

Crianças acamadas

Equipes da SMS continuam vacinando as crianças acamadas, mediante agendamento. Aquelas que estão acamadas em leitos do SUS Curitibano terão a primeira dose agendada a partir de um contato telefônico da secretaria com os familiares. 

Aquelas que são atendidas pela rede privada devem fazer o cadastro via Aplicativo Saúde Já Curitiba ou pelo site, escolhendo a opção “Paciente Acamado”. Quem optar pelo aplicativo deve atualizar a versão do software nas lojas virtuais para plataformas Android ou iOS.

Recomendações

A vacina contra a Covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças. A recomendação é de seja dado um intervalo de 15 dias.

Crianças que testaram positivo para a doença devem aguardar um intervalo de 30 dias após a data de início dos sintomas para receber o imunizante.

Cronograma de vacinação das crianças

  • Quinta-feira (20): nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2010;
  • Sexta-feira (21): nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro.

Com informações da Prefeitura de Curitiba

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima