Curitiba anuncia 50 novos leitos de UTI para covid-19

Hospital exclusivo para atendimento de pacientes com a doença está sendo montado no Alto da XV. Prefeito descarta hospital de campanha, por enquanto

Até o dia 15 de junho, a Prefeitura de Curitiba pretende inaugurar o segundo hospital com leitos exclusivos para covid-19. Ele utilizará a estrutura do Instituto de Medicina, localizado no Alto da XV, que estava desativado. Serão 110 leitos no total: 50 de UTI e 60 clínicos, para casos menos graves.

A administração, pelos próximos três meses, ficará a cargo da Santa Casa de Curitiba, em contrato temporário que poderá ser prorrogado conforme a demanda. Este é o segundo hospital exclusivo para atender pacientes com coronavírus na Capital. O primeiro foi o Hospital Vitória, ativo desde 5 de junho, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

“Não há colapso no nosso sistema de saúde, mas volto a repetir, nada disso vai dar conta da pandemia se a população não colaborar”, disse o prefeito Rafael Greca (DEM), que visitou o local nesta quinta-feira (25).

Os novos leitos fazem parte do plano de contingência de enfrentamento à pandemia do Município e integram os 1.088 leitos de UTI já anunciados. “Hospital de Campanha só em último caso. Mas em pavilhão de alvenaria e vidro. Nosso povo não merece ser atendido em tendas”, publicou o prefeito em suas redes sociais.

A previsão é de que, até metade de julho, outros 79 leitos de UTI e 146 de enfermaria sejam ativados. Para isso, a administração municipal diz já ter recebido cem novos respiradores do governo federal.

“A doença atinge a todos indiscriminadamente e nós não sabemos quem será o caso leve, moderado ou grave”, destaca a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

“Não houve falta de leitos de UTI para os pacientes que morreram. As pessoas tiveram assistência, internamento, medicamento. Mesmo com acesso a tratamento adequado, a letalidade é grande”, diz ela, reforçando a necessidade do isolamento social – que está em 40% na Capital.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para coronavírus, Curitiba tem hoje 284 leitos para enfermaria e 223 em UTIs.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima