Curitiba anuncia 50 novos leitos de UTI para covid-19 | Jornal Plural
25 jun 2020 - 23h13

Curitiba anuncia 50 novos leitos de UTI para covid-19

Hospital exclusivo para atendimento de pacientes com a doença está sendo montado no Alto da XV. Prefeito descarta hospital de campanha, por enquanto

Até o dia 15 de junho, a Prefeitura de Curitiba pretende inaugurar o segundo hospital com leitos exclusivos para covid-19. Ele utilizará a estrutura do Instituto de Medicina, localizado no Alto da XV, que estava desativado. Serão 110 leitos no total: 50 de UTI e 60 clínicos, para casos menos graves.

A administração, pelos próximos três meses, ficará a cargo da Santa Casa de Curitiba, em contrato temporário que poderá ser prorrogado conforme a demanda. Este é o segundo hospital exclusivo para atender pacientes com coronavírus na Capital. O primeiro foi o Hospital Vitória, ativo desde 5 de junho, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

“Não há colapso no nosso sistema de saúde, mas volto a repetir, nada disso vai dar conta da pandemia se a população não colaborar”, disse o prefeito Rafael Greca (DEM), que visitou o local nesta quinta-feira (25).

Os novos leitos fazem parte do plano de contingência de enfrentamento à pandemia do Município e integram os 1.088 leitos de UTI já anunciados. “Hospital de Campanha só em último caso. Mas em pavilhão de alvenaria e vidro. Nosso povo não merece ser atendido em tendas”, publicou o prefeito em suas redes sociais.

A previsão é de que, até metade de julho, outros 79 leitos de UTI e 146 de enfermaria sejam ativados. Para isso, a administração municipal diz já ter recebido cem novos respiradores do governo federal.

“A doença atinge a todos indiscriminadamente e nós não sabemos quem será o caso leve, moderado ou grave”, destaca a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

“Não houve falta de leitos de UTI para os pacientes que morreram. As pessoas tiveram assistência, internamento, medicamento. Mesmo com acesso a tratamento adequado, a letalidade é grande”, diz ela, reforçando a necessidade do isolamento social – que está em 40% na Capital.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para coronavírus, Curitiba tem hoje 284 leitos para enfermaria e 223 em UTIs.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias