Covid-19: Confira o cronograma de vacinação desta semana em Curitiba

Até sexta-feira, Saúde aplicará primeiras, segundas, terceiras e quartas doses para a população elegível de cada grupo

Na segunda semana de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai ampliar a imunização contra a covid-19. Serão convocados novos grupos para a vacinação infantil, além daqueles que receberão segundas, terceiras e quartas doses. A capital paranaense começou a semana com um número ainda alto de casos ativos: 15.596 neste domingo (6), mostram os dados mais recentes.

Apesar de queda na média móvel de casos, menos 11,2% se comparado a duas semanas atrás, o número de óbitos dentro da média móvel ainda é crescente: foram oito mortes confirmadas neste domingo, quantidade que fecha a semana com uma média de 7 mortes por dia, 246% a mais que há duas semanas.

O cenário continua a exigir alerta, principalmente porque o número de internados ainda é alto. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 1.003 pessoas confirmadas ou com suspeita estão nas enfermarias, e outras 579 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) -praticamente os mesmos indicadores de semana passada.

A pasta informa que está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e reforça as medidas de prevenção, como uso de máscaras e álcool em gel, juntamente com a continuidade da vacinação contra a Covid-19.

Em Curitiba, os pontos de vacinação da cidade funcionam das 8h às 17h. Crianças de 5 a 11 anos devem se vacinar exclusivamente em pontos destinados para a imunização infantil. Para conferir os documentos necessários e o atendimento de cada local, basta acessar o site Imuniza Já.

Veja os cronogramas de cada dose abaixo:

1ª dose

Foto: Ricardo Marajó/SMCS
  • Segunda-feira (7): crianças nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2016;
  • Terça-feira (8): crianças nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2016 e entre 1º de janeiro e 8 de fevereiro de 2017.

A programação dos demais dias serão publicados pela prefeitura de Curitiba durante a semana.

No dia da vacinação, as crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos responsáveis.

Crianças das faixas etárias que já foram convocadas e não compareceram na data para a primeira dose deverão aguardar a convocação da repescagem.

2ª dose

Foto: Luicilia Guimarães/SMCS

Para vacinados com Pfizer e Coronavac 

  • Segunda-feira (7): vacinados com primeira dose em 17 de janeiro;
  • Terça-feira (8): vacinados com primeira dose em 18 de janeiro;
  • Quarta-feira (9): vacinados com primeira dose em 19 de janeiro;
  • Quinta-feira (10): vacinados com primeira dose em 20 de janeiro;
  • Sexta-feira (11): vacinados com primeira dose em 21 de janeiro.
  • Repescagem para pessoas que perderam a data da aplicação da segunda dose agendada no Saúde Já

Nesta semana serão convocadas 2.230 pessoas para receber a segunda aplicação da vacina contra o coronavírus.

A data da segunda dose pode ser consultada no aplicativo Saúde Já, na carteira de vacinação na aba “Próximas vacinas”. Para esse público não haverá envio de mensagem.

Foto: Danilo Avanci/SESA

3ª dose (dose de reforço)

Para os vacinados com Astrazeneca, Coronavac e Pfizer

  • Segunda-feira (7): todos com 18 anos ou mais nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho vacinados com a segunda dose em 29 de setembro;
  • Terça-feira (8): todos com 18 anos ou mais nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro vacinados com a segunda dose em 29 de setembro;
  • Quarta-feira (9): todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose em 30 de setembro;
  • Quinta-feira (10): todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose 1º e 3 de outubro;
  • Sexta-feira (11): todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose em 4 de outubro.
  • Repescagem de dose de reforço de pessoas anteriormente convocadas

A SMS convocará 74.679 pessoas para receber a dose de reforço contra a doença nesta semana. A parcela elegível da população deve consultar o aplicativo Saúde Já. Os convocados receberão uma mensagem de alerta pelo app.

Diferente da segunda dose, a data para a dose de reforço não consta na aba “próximas vacinas” da carteira digital, pois trata-se de uma dose extra, além do calendário primário.

4ª dose (dose de reforço) 

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Para os vacinados com Astrazeneca, Coronavac e Pfizer

  • Segunda-feira (7): imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 8 de outubro;
  • Terça-feira (8): imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 11 de outubro;
  • Quinta-feira (10): imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 13 de outubro;
  • Sexta-feira (11): imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 14 de outubro.

Segundo estimativa da SMS, 482 pessoas estão elegíveis para receber a dose extra na próxima semana. São pessoas imunocomprometidas com 18 anos ou mais que realizam quimioterapia para câncer, pacientes em hemodiálise, pessoas com imunodeficiência primária grave, HIV ou Aids e transplantados.

Os convocados para receber a quarta dose serão alertados por uma mensagem no aplicativo Saúde Já informando o direito a dose extra e a data da aplicação. Assim como a terceira dose, a programação não aparecerá na carteira de vacinação na aba “próximas vacinas”, a pessoa deverá consultar as mensagens.

Avanço da vacinação

Até o último sábado (5), Curitiba vacinou 1.651.537 pessoas com a primeira dose ou a dose única (Janssen) da vacina anticovid, o que corresponde a 84,8% de toda a população da cidade. Em relação à população completamente imunizada (com duas doses ou dose única), a cobertura chega a 77,4%.

Ao todo, já foram aplicadas 3.777.912 unidades do imunizante, sendo 1.613.143 primeiras doses e 1.469.963 segundas doses; 38.394 doses únicas; 656.412 doses de reforço (3ª e 4ª doses).

Foram 124.838 adolescentes entre 12 e 17 anos vacinados, dos quais 95.747 já receberam também a segunda dose. Além disso, 62.673 crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose. Duas delas completaram o esquema vacinal com a segunda dose pois a primeira aplicação foi há mais de oito semanas, feita no exterior.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima