Contra política educacional de Bolsonaro, estudantes vão às ruas

Manifestantes se reuniram na noite dessa quarta-feira (8) para protestar contra as políticas do governo federal para a Educação. Com início na Praça Santos Andrade, a marcha percorreu as ruas até a Praça Rui Barbosa e se encerrou em frente […]

Manifestantes se reuniram na noite dessa quarta-feira (8) para protestar contra as políticas do governo federal para a Educação. Com início na Praça Santos Andrade, a marcha percorreu as ruas até a Praça Rui Barbosa e se encerrou em frente ao Instituto Federal (IF), no Rebouças.

Organizadores estimam que mais de cinco mil pessoas foram às ruas; a estimativa da Polícia Militar é de mil manifestantes. Representantes e estudantes de entidades e institutos federais, bem como secundaristas, compuseram o movimento.

Cartazes, faixas e palavras de ordem criticaram os recentes cortes na área, bem como a Reforma da Previdência e as políticas adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL). O ato foi inicialmente puxado por estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso está com uma programação diferenciada em razão dos recentes acontecimentos.

De acordo com Lucas Gracia, estudante de pedagogia, a pauta vai além dos cortes do governo federal. “Não é só pelos cortes, entendemos que isso está dentro de uma política de precarização da universidade”, alerta. A movimentação aconteceu contra os ataques à educação pública no Brasil que, para os estudantes, visa elitizar a educação superior.

Fotos: Giorgia Prates/Plural

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima