Conselho tutelar: já são quatro os conselheiros cassados

Audiências de pedidos de impugnação seguirão até o dia 12 de dezembro

Quatro candidatas eleitas para duas regionais de Curitiba do Conselho Tutelar tiveram suas candidaturas impugnadas pela Comissão Eleitoral. As audiências que analisaram os pedidos de impugnação aconteceram nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Tiveram os mandatos cassados Kauana Lopes Maia e Daiane de Moura Kehl, do Tatuquara e Aline Castro e Rosana Kloster, do Boa Vista, cujo caso de denúncia por conta de um vídeo o Plural já havia noticiado.

As duas candidatas do Tatuquara já tinham sido cassadas na primeira vez que os pedidos foram analisados, mas as audiências acabaram anuladas por irregularidades nas atas. Nos dois casos a denúncia é referente a transporte ilegal de eleitores. Kauana se elegeu em quarto lugar (210 votos) e Daiane (179 votos) se elegeu suplente.

Se mantida a cassação, as vagas das duas irão para Cecilia de Souza Lima, que teve 190 votos e Ilza Rodrigues, com 87 votos. Fernanda Mello (62 votos) e Milene Chaves (59 votos) passam a suplência.

Nesta regional, a conselheira eleita Monaliza Martins também tem um pedido de impugnação contra ela, mas a audiência de análise foi suspensa e será retomada no dia 12 de dezembro. Na primeira audiência, Monaliza recebeu uma advertência.

Também está sob análise um pedido de impugnação contra a conselheira mais votada da regional, Roseli Bronoski, cuja presença do marido como fiscal de votação está sendo questionada pelo Ministério Público. Roseli é casada com o vereador Rogerio Campos (PSC), que como fiscal permaneceu todo o dia na seção de votação.

A audiência sobre o caso também foi suspensa e será retomada dia 12.

Reversão

Na Regional Bairro Novo, uma candidata cuja mandato havia sido cassado nas audiências que foram anuladas, dessa vez foi punida com multa pecuniária. Trata-se de Salete Pires Costa, que havia sido denunciada por propaganda irregular em instituição religiosa.

Outros dois candidatos da regional, Marcos Cardoso e Rafael Honoré, tiveram os pedidos de impugnação arquivados.

Boa Vista

Segunda candidata mais votada no Boa Vista, Aline Castro e eleita em quinto lugar, Rosana Kloster, ainda podem reverter a decisão de cassação. Mas caso ela seja mantida, as vagas de ambas deverão ser ocupadas por Valdete Ramos e Diana Gama.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima