Condutores do Samu ameaçam entrar em greve por atraso no pagamento dos salários

Prefeitura disse que fez o repasse para empresa OZZ Saúde, responsável pela contratação dos trabalhadores

O salário de mês de abril dos condutores das ambulâncias do Samu de Curitiba, previsto para ser pago no dia 5, só foi pago no dia 14. O atraso acontece desde fevereiro e causa problemas nas famílias que dependem do dinheiro. Diante disso, uma greve não está descartada.

O vencimento, de acordo com a convenção coletiva, é de R$ 2.268,97. Os mais de cem condutores responsáveis pelas 26 ambulâncias da capital prestam serviço terceirizado por meio da empresa OZZ Saúde, sediada no Cabral.

Por conta do atraso alguns condutores começaram a reclamar e sofreram represálias. Um deles é Arildo Jorge de Lima Silveira, morador do Batel. Ele foi demitido na terça-feira (19) com a justificativa de redução de custos.

“Na verdade todo mundo que deu a cara para bater e falou dos salários acabou desligado. Mas eu continuo cobrando porque tem outros colegas que trabalham lá ainda e, como eu, dependem do salário.”

Arildo Jorge de Lima Silveira.

A empresa presta serviço para a prefeitura desde 2017 e, segundo informou a Secretaria de Saúde, todos os pagamentos da pasta para a OZZ Saúde estão em dia.

“Eu espero receber meu acerto e já ter algo para trabalhar depois, porque senão não sei o que vai ser”, lamenta Silveira.

Greve

Nesta semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Sitro), que representa os condutores do Samu, realizou uma assembleia e aprovou o indicativo de greve.

“Também vamos tomar providências jurídicas e tentar manter contato com a empresa para que não aconteça mais atraso no pagamento. Vamos ver como será neste mês. Não pretendemos prejudicar a população, sabemos que é um serviço essencial e vamos fazer tudo dentro da lei”, explicou o diretor-geral do Sitro, Carlos Henrique.

Ainda não há data para a deflagração da greve. O Sitro vai aguardar o início do mês de maio para comunicar a empresa sobre uma eventual paralisação.

A OZZ Saúde foi procurada, disse que responderia os questionamentos do Plural até 16h desta quarta-feira (20), mas depois disso ninguém mais atendeu às ligações.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Condutores do Samu ameaçam entrar em greve por atraso no pagamento dos salários”

  1. Infelizmente essas terceirizações (intermediações) vergonhosas são estimuladas pelo Poder Judiciário (STF) que quase sempre considera que a Administração Pública não responde automaticamente pelas obrigações inadimplidas. A Justiça do Trabalho vinculada a jurisprudência do STF tende a aceitar as alegações pífias dos entes estatais de que fiscalizaram essas “empresas picaretas” e no final a parte mais frágil “fica a ver navios”. No caso em tela, o trabalhador reclamou e foi demitido. Enfim, o Brasil é uma grande enganação, onde os mais frágeis são diuturnamente humilhados e espoliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima