Com presença de lideranças de várias religiões, seu Feliciano e dona Tereza se tornam cidadãos honorários

Entrega aconteceu na sexta-feira feira e reuniu umbandistas de Curitiba e região

Feliciano Rodrigues e Tereza Rosa de Oliveira Rodrigues se tornaram cidadãos honorários do Paraná na última quinta-feira (30). O título foi entregue pelo deputado Goura (PDT), em uma sessão com presença de diversas autoridades religiosas de Curitiba.

Acompanharam a sessão umbandistas de toda região, numa cerimônia repleta de atos e preces aos orixás.

Dona Tereza e seu Feliciano são zeladores do terreiro Pai Tomé e Mãe Rosária, que fica no Abranches e foram homenageados também pela família durante a sessão. “É uma vitória para todos nós. Hoje todo terreiro e todo barracão se sentem homenageados”, disse a filha do casal, Fátima Rodrigues.

O deputado Goura enfatizou que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) é uma instituição laica, mas que respeita e abre espaço para as religiões. “Hoje [a Alep] se reveste de simbolismo, com a bênção de Exu na casa do povo paranaense. O Estado laico reconhece a livre manifestação da fé em igualdade e nós reforçamos esse compromisso. Não podemos admitir preconceito com religiões de matriz africana”, destacou o parlamentar.

Dona Tereza, muito emocionada, não fez nenhuma fala durante a sessão. Seu Feliciano, numa declaração ecumênica, afirmou que “caminhamos na mesma direção” e pediu para que todas as religiões caminhem na “paz e harmonia no coração dos seres humanos”.

O terreiro em que trabalham é objeto de processo de tombamento municipal, tombamento em âmbito municipal, tendo sido emitido Parecer pela Câmara Técnica do Patrimônio Imaterial da Fundação Cultural de Curitiba reconhecendo o local como “território cultural”.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Com presença de lideranças de várias religiões, seu Feliciano e dona Tereza se tornam cidadãos honorários”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima