Com onda de mortes, Curitiba decreta lockdown por nove dias

Decreto do prefeito Rafael Greca vale a partir da zero hora deste sábado e fecha todas as atividades não essenciais para tentar frear pico da pandemia de Covid

O prefeito de Curitiba Rafael Greca anunciou nesta sexta-feira (12) o início da primeira bandeira vermelha desde o início da pandemia de coronavírus. Com isso, deverão ficar fechados absolutamente todos os serviços não essenciais. Além de escolas, que já estavam fechadas, todo o comércio terá de parar temporariamente, do dia 13 ao dia 21 de março.

Leia mais: UPAs viram hospitais e ficam sem pediatras

A bandeira vermelha é uma reposta ao pior momento da pandemia de Covid na cidade. Nesta sexta-feira, foi anunciado o maior número de mortes pelo vírus em 24 horas: foram 34 óbitos apenas em Curitiba. O número de contágios e de mortes cresceu exponencialmente nos últimos dias.

Até aqui, a prefeitura de Curitiba vinha evitando o fechamento total da cidade, em geral usando apenas a bandeira laranja nos momentos de crise, o que significava que alguns setores não essenciais poderiam funcionar. No entanto, ficou evidente nos últimos dias que isso não basta mais.

Leia mais: Ratinho cancela retorno de aulas presenciais

A prefeitura vinha abrindo cada vez mais leitos clínicos e de UTI para responder à crise. Usou três hospitais, além da rede do município. Depois começou a usar UPAs como se fossem novos hospitais. Por fim, começou a apelar para clínicas particulares na tentativa de acomodar novos doentes.

Mesmo assim, em alguns momentos a fila de pessoas à espera de um leito chegou a mil pessoas, indicando que não havia mais para onde expandir. Restou a opção de tentar medidas drásticas para achatar a curva, principalmente enquanto a vacinação está longe de ser coberta.

Mais informações em breve.

Sobre o/a autor/a

6 comentários em “Com onda de mortes, Curitiba decreta lockdown por nove dias”

  1. Deixaram funcionar 2 dias só pro pessoal pegar covid? Daqui 2 semanas abre mais 2 dias pra espalhar mais um pouco? O Brasil não tem estratégia de combate à pandemia, tem estratégia de mortes graduais…

  2. marlene teixeira rodrigues suizani

    Parabém prefeito a economia recupera vidas uma ideia faça uma campanha de alimentos nas grandes redes de supermercado e todos que pode ajudar aos mais pobres nesse momento difícil
    e tem que fechar tudo mesmo para diminuir o contágio amei.

  3. Necessário. A vida em primeiro lugar.
    Já perdemos muitas Vidas , pela a não cooperação e maus exemplos de dierrespeito aos Procedimentos de Prevenção ao Coronavirus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima