Com estrutura interditada, FAP cancela todas as aulas

Alunos e funcionários relatam que problemas acontecem há algum tempo

A Faculdade de Artes do Paraná (FAP) suspendeu todas suas atividades letivas até 23 de março. Em nota, a Direção Geral informou que a paralisação acontece em razão da interdição do campus localizado no Cabral. Só os dois cursos de pós-graduação serão mantidos momentaneamente por não dependerem tanto da infraestrutura.

A suspensão é resultado do parecer emitido pela Paraná Edificações e pela Defesa Civil, após uma vistoria realizada na última quarta-feira (13). Na noite anterior, parte do teto de uma das salas, no primeiro andar do Bloco 1, ruiu durante a aula. Ninguém ficou ferido. Diante do ocorrido, as atividades no local já haviam sido suspensas até segunda-feira (18).

Alunos e funcionários relatam que problemas com a infraestrutura da faculdade vêm acontecendo há algum tempo. No ano passado, o campus do Cabral sofreu com inundações, que estragaram equipamentos e contribuíram para o comprometimento da estrutura. Rachaduras podem ser percebidas ao longo das paredes dos blocos.

A unidade de Pinhais, que abriga o curso de Cinema também apresenta uma série de problemas estruturais. A sede, conhecida como CineTV, foi interditada antes do início das aulas. Nesse caso, o apelo pela interdição partiu do próprio corpo docente, que constatou a impossibilidade de dar continuidade às atividades no local. “Há relatos desde 2016 de alagamentos no estúdio”, constata Gabriel Borges, integrante da diretoria do Centro Acadêmico (CAZÉ) e graduando do curso.

Com a interdição de ambos os campi, a situação se agrava. Em carta, protocolada em 14 de março, o CAZÉ solicita “o direito à continuidade das atividades do curso de Cinema e Audiovisual”. O documento detalha, ainda, todas as questões referentes à estrutura da sede em Pinhais.

Além dos encaminhamentos necessários, estudantes e professores estão se organizando: na próxima segunda-feira (18), o curso de Cinema e Audiovisual realizará uma aula pública seguida de um ato. Aberta à comunidade, a palestra “A importância do cinema para a formação da sociedade” será ministrada por professores da própria FAP.

O evento acontece na praça Nossa Senhora de Salete, sede do governo do estado e da Assembleia Legislativa, às 9h. Às 13h, durante uma reunião com a liderança do governo, haverá uma manifestação por parte dos estudantes.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima