Colégio Militar fará teste de Covid-19 na volta às aulas

Após governo do PR avaliar retorno, militares anunciam medidas de segurança, como exames rápidos em estudantes de Curitiba

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, já anunciou a possibilidade de volta às aulas presenciais em 19 de outubro. O retorno deve ser para algumas escolas e turmas. Entre as instituições que se mostram dispostas à retomada está o Colégio Militar de Curitiba (CMC), que voltou a falar, nesta quinta-feira (8), que está pronto para receber os alunos de volta, com testes de Covid-19.

A instituição já havia anunciado o retorno presencial mas voltou atrás após a Capital decretar Bandeira Laranja para contaminação por Covid-19, ou seja, risco médio para a doença. Agora, com a Bandeira Amarela, risco baixo, a possibilidade de aulas presenciais voltou a ser analisada.

O Colégio Militar diz que espera a liberação dos órgãos competentes, mas que já está com toda estrutura preparada com as medidas de segurança necessárias. Entre elas, distanciamento, uso de máscaras, aferição de temperatura, limpeza de ambientes e teste de coronavírus.

O diagnóstico será feito em todos os alunos, professores e funcionários na semana que anteceder o retorno. O exame será o sorológico (rápido), realizado com os estudantes dentro do carro, na presença dos pais.

Como será

Em vídeo, transmitido pelo Youtube, militares do colégio explicaram como se dará o retorno, assim que permitido: apenas um ano por período de aula e no máximo 10 alunos por sala. Uma semana para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio.

Pelo chat, eles foram questionados sobre a possível exposição das crianças e adolescentes ao risco, faltando tão pouco tempo para o fim do ano letivo. “Essa pergunta são os pais que deverão responder. O pai que achar que pode trazer o filho, ele não tem nada que impeça. O pai que achar que não é o caso de trazer o filho, não traz o seu filho. Não haverá prejuízo algum. É uma decisão dos pais.”

O CMC falou sobre uma pesquisa realizada com 540 pais de alunos, dos quais “dois terços estão querendo trazer seus filhos de volta à sala de aula”.

Conforme mostrou o Plural, o teste seletivo para novos alunos foi mantido presencial e será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, com autorização da Prefeitura de Curitiba, que por decreto suspendeu as aulas presenciais na Capital até 31 de outubro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima