Cidades da RMC fecharão comércio não essencial

Decreto estadual vem depois de prefeitos se negarem a endurecer medidas contra coronavírus

Mesmo com o pedido de Curitiba para que as outras cidades da Região Metropolitana (RMC) estabelecessem medidas mais rígidas contra o coronavírus, apenas três aderiram. As outras todas seguiram com o “lockdown de fim de semana”, permitindo atividades não essenciais de segunda a sexta. Com isso, os casos e mortes pela Covid-19 avançam numa velocidade alarmante, lotando hospitais e UPAs, já sem respiradores e medicamentos. Mas agora, os prefeitos cumprirão decreto estadual e suspenderão as atividades não essenciais até 28 de março.

O decreto 7.145/21, assinado pelo governador Ratinho Jr (PSD) na tarde desta sexta-feira (19), começa a valer ainda hoje e proíbe a abertura de comércios e serviços não essenciais “em qualquer modalidade de atendimento, cujos estabelecimentos estejam localizados em ruas, galerias, centros comerciais ou shopping centers”. Também ficam proibidos eventos culturais e esportivos, mostras comerciais, feiras de varejo, eventos de qualquer tipo, casas de festa e parques infantis.

Deverão permanecer fechados: parques, bares, tabacarias, casas noturnas e atividades correlatas; salões de beleza, barbearias, atividades de estética, imobiliárias, serviços de banho, tosa e estética de animais; feiras de artesanato e feiras livres; e reuniões com aglomeração de pessoas, incluindo eventos, comemorações, assembleias, confraternizações e encontros familiares ou corporativos. Além disso, está proibido consumo de bebidas alcóolicas em qualquer espaço público ou coletivo, em qualquer dia da semana.

O decreto vale para Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucária, Quatro Barras e Campina Grande do Sul, municípios que integram o ‘primeiro anel’ e têm divisa com Curitiba.

Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Lapa, Balsa Nova, Contenda, Mandirituba, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Piên, Rio Negro, Campo do Tenente e Quitandinha devem seguir as medidas com caráter de recomendação.

Os demais municípios devem seguir as orientações do Decreto 7.122/2021, válido até 1º de abril. Ele obriga o fechamento das atividades não essenciais apenas durante os fins de semana. De segunda a sexta, há restrições de horário e ocupação e a proibição da venda e do consumo de bebidas alcóolicas e circulação de pessoas nas ruas entre 20h e 5h.

Municípios paranaenses com menos de 50 mil habitantes devem seguir os decretos municipais.

O essencial

Os seguintes serviços e atividades essenciais poderão funcionar com restrição de horário, modalidade de atendimento e capacidade de ocupação:

I – restaurantes e lanchonetes: das 10h às 22h, em todos os dias
da semana, apenas atendimento nas modalidades delivery, drive thru e a retirada em balcão (take away), ficando vedado o consumo no local;
II – panificadoras, padarias e confeitarias de rua: das 6h às 20h,
de segunda a sábado, aos domingos das 7h às 18h, ficando vedado, em todos os dias da semana, o consumo no local;

III – das 7h às 20h, de segunda a sábado, sendo autorizado aos
domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 20 horas para
os seguintes estabelecimentos e atividades, sendo vedado o consumo no local:
a) comércio varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias,
sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues;
b) mercados, supermercados e hipermercados;
c) comércio de produtos e alimentos para animais;
IV – lojas de material de construção: das 9 às 18 horas, em todos os
dias da semana, apenas nos atendimentos nas modalidades delivery e drive
thru;
V – hotéis, resorts, pousadas e hostels: em todos os dias da semana;
VI – serviços de call center e telemarketing vinculados a serviços essenciais: a partir das 9 horas, e com até 50% (cinquenta por cento) da sua capacidade de operação.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima