Chapa com primeira mulher candidata à presidência da OAB-PR será lançada nesta quinta

Se eleita, candidata da chapa XI de Agosto permanecerá no cargo pelos próximos três anos

Pela primeira vez desde 1932, a seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pode ter uma presidenta mulher. A candidatura da procuradora de Curitiba e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Marilena Winter, será lançada oficialmente pela chapa XI de Agosto na quinta-feira (28).

Ao todo, a OAB-PR teve 30 presidentes, todos homens brancos. Se eleita, Marilena será a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto da Ordem no estado. As eleições do órgão ocorrerão no dia 25 de novembro, das 8h às 18h. A chapa de oposição será a Algo Novo.

Entre as principais pautas propostas pela XI de Agosto estão a retomada das atividades, a modernização da entidade, oportunidades para a advocacia iniciante, o aperfeiçoamento na advocacia dativa, o acesso digital, inclusão e defesa das prerrogativas, além da criação da Diretoria da Jovem Advocacia. 

Em um manifesto, a chapa XI de Agosto afirmou que a OAB-PR deve retratar as demandas da sociedade, promovendo comportamentos mais inclusivos e menos discriminatórios. “Ter uma mulher candidata à presidência da OAB-PR pela primeira vez na história é uma parte importante do processo de construção de uma sociedade mais justa, pelo reconhecimento do valor da participação feminina na advocacia.”

A cerimônia de lançamento da candidatura, aberta para advogadas e advogados, acontecerá no Clube da Urca, em Curitiba, a partir das 19h.

A XI de Agosto 

  • Presidente: Marilena Indira Winter
  • Vice-Presidente: Fernando Estêvão Deneka
  • Secretário-Geral: Henrique Gaede
  • Secretária-Geral Adjunta: Roberta Santiago Sarmento
  • Tesoureiro: Luiz Fernando Casagrande Pereira
  • Diretora de Prerrogativas: Marion Bach
  • Diretora da Jovem Advocacia: Fernanda Valério Garcia da Silva

Caixa de assistência

  • Presidente: Fabiano Augusto Piazza Baracat
  • Vice-Presidente: Kelly Cristina de Souza
  • Secretário-Geral: Alziro da Motta Santos Filho
  • Secretário(a)-Geral Adjunto: Rubia Carla Goedert
  • Tesoureiro: Cleverton Cremonese de Souza
  • Diretora suplente: Claudia Barroso de Pinho Tavares Montanha Teixeira
  • Diretora suplente: Edmeire Aoki Sugeta
  • Diretor suplente: Marcos Antonio da Silva
  • Diretora suplente: Caroline Amadori Cavet
  • Diretor suplente: Lucas Daniel Velasco da Silva

Conselho Federal

  • Conselheira Federal Titular: Ana Claudia Piraja Bandeira
  • Conselheiro Federal Titular: Rodrigo Sanchez Rios
  • Conselheiro Federal Titular: José Augusto Araújo de Noronha
  • Conselheiro Federal Suplente: Artur Humberto Piancastelli
  • Conselheira Federal Suplente: Graciele Iurk Marins
  • Conselheira Federal Suplente: Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski

Leia o Manifesto da chapa XI de Agosto na íntegra

Os desafios que se apresentam são imensos. Eles exigem experiência e inovação para gerir uma das mais importantes seccionais da OAB no país.

Para seguir na luta permanente por uma advocacia cada vez mais forte, unida e valorizada, nos colocamos novamente à disposição da classe. O que nos trouxe até aqui foi o amplo conhecimento da realidade da advocacia paranaense, a vontade de continuar trabalhando para resolver seus problemas, para melhorar essa realidade e para assegurar as condições necessárias que a torne referência profissional de excelência em âmbito nacional e internacional.  

A pluralidade, notável na trajetória da chapa XI de Agosto, é onde reside uma de nossas maiores forças. Com paridade de gênero e diversidade, sob a liderança de uma advogada com conhecimento, experiência tanto na advocacia como em gestão de OAB e um profundo amor pela profissão, formamos um grupo que reúne advogadas e advogados com atuação efetiva em todas as áreas, com a necessária independência e habilitado para defender a advocacia e a sociedade incondicionalmente.

Somos preparados para dar o necessário suporte, defender as prerrogativas dos advogados e das advogadas, manter a luta pela dignidade dos honorários, defender a independência e a plena liberdade do exercício profissional nos limites do Estatuto da Advocacia e da Constituição com eficiência, qualidade e celeridade. Conhecer e mostrar os caminhos da retomada aos que necessitam, auxiliar os jovens que estão chegando e somar conhecimentos com aqueles que já seguem há anos nesta caminhada, de uma ponta a outra do Paraná, pelas garantias do exercício digno da profissão. Ampliar os horizontes de atuação da advocacia frente aos desafios do desenvolvimento sustentável, dos direitos humanos; da relevância da profissão na retomada da economia no mundo pós pandemia, da necessidade de novas alternativas à solução dos conflitos, dar concretude à essencialidade da advocacia.

Seguimos evoluindo, nos adaptando às transformações da sociedade, enfrentando os desafios da contemporaneidade e mantendo a nossa essência, honrando nosso legado de ética, trabalho e compromisso com a advocacia. Entendemos que a OAB-PR deve espelhar a realidade, refletindo as demandas da nossa sociedade – cada vez mais diversa. Mas, sendo a casa da defesa da democracia e das liberdades, também deve ser exemplo para que a sociedade, em todos os ambientes, promova comportamentos mais inclusivos e menos discriminatórios.

Ter uma mulher candidata à presidência da OAB-PR pela primeira vez na história é uma parte importante do processo de construção de uma sociedade mais justa, pelo reconhecimento do valor da participação feminina na advocacia.

Nossa busca é por uma OAB sempre fiel à democracia e cada vez mais presente na vida dos advogados e advogadas, apoiando na sua prosperidade e no seu desenvolvimento. Com uma atenção especial para a juventude e a advocacia iniciante, que cresce a cada ano e que se, por um lado, precisa contar com o apoio no dia a dia para iniciar uma carreira, por outro, tem muito a somar neste novo mundo em rede. Temos uma imensa capacidade transformadora que podemos colocar em curso somando nossas habilidades.

Reinventar-se é mais que um discurso. É fazer a transformação de dentro para fora, absorvendo demandas e se recolocando a partir daquilo que é mais urgente para a classe. É estar cada vez mais afinado às mudanças para que as ferramentas, oportunidades e respostas sejam adequadas às necessidades de todos.

Em cada um e cada uma de nós se inicia uma sociedade mais justa e igualitária, com paridade, oportunidades, ética e respeito. Este é um trabalho desafiador, que exige olhar para o futuro com os pés no chão, preparo, firmeza e coragem.

Com compromisso pela ética, pela qualidade de vida dos advogados e advogadas, pela igualdade, pelo Estado Democrático de Direito, pela defesa intransigente das prerrogativas, estamos prontos para mais esta missão, que exigirá muita dedicação e diálogo para pensarmos, juntos, os rumos para a retomada. O desejo de fazer é enorme, assim como de construir uma nova forma de cuidar e unir a classe em tempos desafiadores.

Reportagem sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Chapa com primeira mulher candidata à presidência da OAB-PR será lançada nesta quinta”

  1. Antônio Carlos Picanço Braga

    Vou votar na XI de Agosto . Espero que estejamos certos quanto a defesa dos direitos dos advogados e da justiça. Que haja pluralidade sem os exageros da atualidade. O mais importante é a nossa democracia e a luta pelas causas sem partidarismo .

  2. Como é bom saber que a diversidade, que a pluralidade de gênero é uma realidade cada vez mais presente em todos os segmentos.
    Parabéns pela reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima