Casos de covid-19 recuam em Curitiba, mas ainda não superam “alívio” do ano passado

Governo do PR afirma que vai esperar passar “ressaca do carnaval” para decidir sobre máscaras

Curitiba chegou a esta terça-feira (8) com 4.103 pessoas na fase ativa da covid-19. O número é praticamente quatro vezes menor do que o registrado no pico da doença no começo de ano – nos primeiros dias de fevereiro –, mas ainda assim mais significativo do que o registrado durante as semanas de “alívio” de 2021, entre outubro e final de dezembro.

Dados mais recentes divulgados pela prefeitura indicam tendência de queda nos indicadores – até agora. Em todo o Brasil, especialistas vêm relembrando que as festas de carnaval ainda podem reverberar. Oficialmente, o feriado voltou a ser retirado do calendário por causa da pandemia, mas festas sem patrocínio foram organizadas em várias partes do país.

Nesta terça, em passagem pela Assembleia Legislativa (Alep), o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, atrelou ao rastro do carnaval a deliberação sobre uma possível flexibilização do uso de máscaras no estado.

“Estamos ainda na ressaca do Carnaval, pois sabemos que o vírus vem buscando ultrapassar as barreiras de imunização. Não existindo aumento significativo, já estamos iniciando o diálogo com Assembleia, por causa da lei que define o uso de máscara”, disse o gestor da pasta. Tanto a Alep como a Câmara de Curitiba têm projetos em trâmite que pedem o fim da exigência do acessório em locais específicos.

No Paraná, apesar do rescaldo do feriado, o cenário também é de queda nos indicadores. Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desta terça indica 7.684 novas contaminações no estado. No pico deste ano, em 26 de janeiro, foram 27.805 casos em único dia.

O Paraná já superou a marca dos 40 mil óbitos pelo vírus: foram 42.313 até agora, de acordo com a Sesa. A pasta informou ainda que, como poucas vezes antes, não há internados pela doença na rede particular.

Já na rede pública, são 129 pacientes com diagnóstico confirmado, sendo 48 em UTI e 81 em enfermaria.

Com 518 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24 horas, o total de vítimas da doença chegou nesta terça-feira (8) a 652.936 no Brasil. A média móvel de óbitos, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, está em 460, ficando abaixo de 500 pelo sexto dia consecutivo. Em comparação a duas semanas atrás, a média encolheu 43,6%. Foram notificados ainda 78.374 casos de infecções pelo coronavírus nesta terça. A média móvel de casos ficou em 47.928.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima