Cartão-transporte para estudantes está suspenso

Com o uso desnecessário do benefício, Urbs decidiu suspender a gratuidade até o retorno das aulas em Curitiba

Estudantes que possuem o cartão-transporte de Curitiba não poderão mais utilizá-lo até a volta às aulas. O benefício está suspenso a partir desta segunda-feira (18) pela Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa que administra o transporte coletivo na cidade

A decisão veio após a Prefeitura detectar aumento no uso do cartão-estudante nas últimas semanas, mesmo com as aulas presenciais suspensas. No total, há 7,8 mil passes escolares ativos na Capital. Somete no dia 13 de maio, 400 estudantes utilizaram o cartão no sistema de transporte coletivo. Um mês antes, em 13 de abril, esse número era de 296 estudantes.

“Não se justifica essa movimentação, já que as aulas estão sendo realizadas on-line. O cartão estudante é exclusivo para deslocamento à escola. Vamos suspender a validade até a volta das aulas para evitar que esses estudantes contribuam para a aglomeração nos ônibus e corram o risco de contrair a covid-19 “, diz o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto.

As aulas presenciais foram suspensas em março, nas escolas e universidades justamente para evitar a transmissão do coronavírus. O passe escolar é para alunos matriculados em escolas de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior, residentes e estudantes em Curitiba. Para estes, há redução de 50% no valor da tarifa, com o direito a dois vales diários.

“Estamos pedindo para que a população idosa fique em casa e só use o transporte coletivo em extrema necessidade e fora dos horários de pico. Queremos preservar a saúde dessa população e evitar a contaminação. Estamos monitorando o fluxo e, se ele continuar aumentando, podemos adotar medidas como limitar a gratuidade somente para horários fora do pico, como das 10h às 16h”, alerta o presidente da Urbs.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima