Caminhada Internacional na Natureza (e mais diversão) em São José

Feira na Colônia, Festa da Banana, mutirão de emprego e vacinação são outras opções da RMC

Para quem busca uma agenda diferente para sábado (18) e domingo (19), vale dar uma olhada nos atrativos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Em São José dos Pinhais, a apenas 17 quilômetros da Capital, o fim de semana promete ser de aventura e lazer, festas típicas e serviços gratuitos. 

A manhã de sábado começa com o programa ‘Rumo Certo nos Bairros’, que leva até a Escola Municipal Maria Robertina Schaffer Trevisan, na Cidade Jardim, serviços como: vacinação contra gripe e febre amarela, mutirão de emprego, orientações do Procon, cortes de cabelo, orientações de saúde, atividades esportivas, cadastro habitacional, apresentações culturais e atividades educacionais. As atividades são todas gratuitas e funcionam das 8h30 às 16h.

Domingo é dia de exercício pela zona rural do Município, muito procurada por turistas. Amantes da natureza se reúnem na Colônia Mergulhão para a 12ª edição da Caminhada Internacional na Natureza. A largada será às 8h na Capela Imaculada Conceição, na Rua Júlio César Setenareski. O percurso total será de 13 km, mas haverá um percurso alternativo de 4,1 km. É necessário levar água (para o abastecimento nos pontos). A inscrição é um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite e pode ser feita na hora.

Caminhantes percorrem trilhas entre a natureza. Foto: Edison Renato

Também no domingo de manhã, na Colônia Castelhano, será realizada a 8ª edição da Festa da Banana. Ela tem início às 10h, com a missa, e segue com almoço, servido a partir das 12h, com costela fogo de chão. A banana por lá será o destaque, com pratos exclusivos para os visitantes. Todos concorrem, à tarde, no concurso das famosas receitas de banana da Região, a maior produtora da fruta na RMC.

Bananas são vendidas em cachos durante a festa. Foto: Marcos Rosa Filho/PautaSJP

Na tarde de domingo tem a Feira da Colônia, na Colônia Marcelino. Realizada das 8h30 às 15h30, na Igreja Ucraniana Santíssima Trindade (Rua Vereador Domingos Benvenuto Moletta), a feira oferece produtos confeccionados pelos imigrantes da região, como massas artesanais, bolachas, bolos, geleias, temperos, verduras, legumes, frutas, artesanatos e flores.

Feira na Colônia Marcelino segue durante todo domingo. Foto: Lucas Mendes/PMSJP

Ainda à tarde, para quem quer movimento, o programa ‘Lazer no Parque’, da Prefeitura, oferece, a partir das 14h, atividades esportivas e recreativas com orientação profissional.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima