Brasil facilita deportação de brasileiros nos EUA | Jornal Plural
26 ago 2019 - 15h00

Brasil facilita deportação de brasileiros nos EUA

Orientação da Polícia Federal vai acelerar expulsão de brasileiros detidos sem documentação na América.

A Reuters noticiou nesta segunda, dia 26, que o governo brasileiro orientou as companhias aéreas que fazem rotas dos Estados Unidos para o Brasil a permitir o embarque de brasileiros sem passaporte válido. A agência apurou que a Polícia Federal emitiu a orientação após pressão do governo americano, que sob o comando do presidente Donald Trump, tem aumentado o número de deportações.

Antes da orientação, brasileiros expulsos dos EUA precisavam aguardar a emissão de um passaporte válido para embarcar de volta ao país. Agora o governo americano pode deportar qualquer brasileiro só com uma declaração de nacionalidade emitida por um consulado.

Segundo as fontes ouvidas pela Reuters, os EUA ameaçaram inclusive submeter o Brasil a sanções caso não cedessem a pressão. O número de brasileiros deportados tem aumentado nos últimos anos e subiu de 1413 em 2017 para 1691 em 2018.

O país, no entanto, não está nem entre os dez países com mais imigrantes nos EUA, considerando tanto legais quanto ilegais. Entre os imigrantes ilegais, o Brasil está em oitavo lugar, com 160 mil cidadãos sem documentos vivendo na América, segundo dados do Pew Research Center.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias