Bolsas de estudo 2021: veja quem oferece em Curitiba

Instituições disponibilizam descontos de até 100% para estudantes; há vagas de estágio

O próximo ano guarda várias oportunidades de ensino gratuitas e bolsas em instituições particulares. Fique de olho porque várias dessas iniciativas estão com as matrículas abertas. Veja o levantamento realizado pelo Plural:

O Colégio Santo Anjo abriu as inscrições para o Concurso de Bolsas de Estudo para o Ensino Médio. Serão ofertadas duas bolsas de 100% de desconto, quatro de 50% e quatro de 25% nas mensalidades para alunos do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. Ganharão as bolsas os alunos que tiverem o melhor desempenho nas provas que serão realizadas presencialmente entre os dias 16 e 23 de novembro. As inscrições para o concurso ficam abertas até o dia 11 de novembro às 18h e podem ser feitas aqui.

No Colégio Positivo, a redução na mensalidade vai de 10 a 100% e é definida pela classificação do concorrente nas provas do concurso de bolsas. Há vagas para Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) e 1ª série do Ensino Médio. Podem se inscrever alunos de escolas públicas ou privadas. As inscrições já estão abertas e as provas serão em 12 de dezembro.

Em projeto com o Serviço Social do Comércio do Paraná (SESC-PR), o Colégio Bom Jesus oferece mais de 200 bolsas de estudo para a 1ª série do Ensino Médio no Sesc São José. Para concorrer, é necessário ser estudante da Rede Pública de ensino ou dependente de trabalhadores do comércio, estar concluindo o Ensino Fundamental em 2020 e ter renda bruta familiar de até três salários mínimos. As inscrições vão até o dia 20 de novembro. Para mais informações, acesse o edital.

Universidades

Para os estudantes que buscam Graduação, a Uniandrade também oferece 200 bolsas de estudo para os alunos com as melhores notas no vestibular 2021. Serão descontos de 100% a 50% nas mensalidades para graduações presenciais, semipresenciais e à distância. A prova de vestibular será realizada toda on-line no dia 28 de novembro, com taxa de inscrição de R$15 – destinados ao Hospital Erastinho.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), igualmente, disponibiliza bolsas de estudos. As de 100% são dadas ao estudante com maior nota no vestibular para o curso de Medicina e para o estudante com maior nota no vestibular entre os outros cursos. Há, ainda, bolsas parciais para ex-alunos de Colégios Marista, para ex-alunos da própria PUCPR e para colaboradores de organizações conveniadas à universidade. Também há o Programa de Bolsas Santander Universidades em que o Banco destina 10 bolsas-auxílio de R$4 mil para estudantes que tenham a renda familiar per capita máxima de 3 salários mínimos. Nenhuma das bolsas está com o edital aberto, por enquanto. Para acompanhar a abertura de editais fique atento no site da PUCPR.

A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) também possui descontos. As bolsas de 60% são concedidas aos estudantes com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade recomenda que os alunos fiquem atentos às “promoções relâmpagos” que são divulgadas pelo site da UTP.

O UniBrasil Centro Universitário tem parceria com as empresas Educa Mais, Quero Bolsa e Mais Bolsas, que oferecem redução de valores em cursos de Graduação da instituição. Para ver quais cursos oferecem esses benefícios, é necessário entrar no site dos parceiros e buscar pelo nome da UniBrasil. 

Estágios

Centro de Excelência da Votorantim está procurando estudantes de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Gestão Financeira, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia da Informação e Graduações correlatas para participar do  Programa de Estágio 2021. As inscrições vão até 31 de novembro no site da instituição.

Instituições Públicas

Veja quais universidades e instituições públicas possuem cursos de formação, Graduação ou cursos rápidos com inscrições abertas. 

Em Curitiba, as inscrições para as provas do vestibular UFPR 2021 estão abertas e vão até às 12h do dia 18 de dezembro. A instituição oferece dezenas de cursos de Graduação gratuitos para os aprovados ou selecionados pela nota do Enem.

Entre os dias 6 e 11 de novembro, têm início diversos cursos gratuitos e on-line para os associados do SESC/PR. Há cursos de Fotografia, Planilha do Google, Foco e Produtividade e Instagram Profissional. Para fazer as inscrições basta acessar o link do curso, preencher o cadastro e esperar o contato dos responsáveis sobre a disponibilidade de vagas. 

O Instituto Politécnico de Ensino à Distância (IPED) oferece cursos remotos e gratuitos em diversas áreas. Não é preciso fazer provas para nenhum processo seletivo e as inscrições abrem diversas vezes ao ano. Confira aqui.

Para as crianças, a Escola de Dança do Teatro Guaíra oferece curso gratuito de formação em dança, com duração de 6 anos. As inscrições para o início do curso em 2021 são gratuitas. Crianças a partir de 9 anos podem se inscrever.

Colaboraram: Maria Clara Braga e Matheus Koga

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima