Bandeira Vermelha tirou, em média, 100 mil pessoas por dia do transporte coletivo

Retorno a bandeira laranja colocou 79 mil passageiros a mais por dia nos ônibus de Curitiba

O aumento de restrições a atividades não essenciais reduziu em 34% o número de pessoas circulando em ônibus do transporte coletivo em Curitiba, segundo dados da Urbs. A bandeira vermelha esteve vigente por duas semanas em março até 4 de abril. Neste período, em média, 198 mil pessoas utilizaram o transporte público. Entre 5 a 18 de abril, quando a bandeira vigente foi a laranja, essa média subiu para 277 mil passageiros por dia, 79 mil a mais em relação ao período do alerta anterior.

Os dados da prefeitura de Curitiba também mostram que após um período de alerta mais restrito – e consequência redução no número de passageiros do transporte coletivo – o número de novos de Covid-19 sofre uma retração na mesma proporção. Por exemplo, após o período de alerta amarelo – o mais brando de todos, a média de casos novos por dia aumentou 118%. Já após o período de alerta laranja imposto em 25 de fevereiro, essa média caiu 6,54%. E depois do alerta vermelho que começou em 12 de março a média diária caiu ainda mais: -38%.

Desde o início do ano Curitiba já teve três períodos de bandeira laranja, num total de 49 dias. Enquanto o alerta laranja esteve vigente os ônibus do transporte público circularam com, em média, 268 mil passageiros por dia. Por outro lado, durante os 24 dias de alerta amarelo o público do transporte coletivo foi 12% maior e passou de 300 mil passageiros/dia.

A prefeitura municipal de Curitiba, no entanto, não considera o transporte coletivo um fator relevante de transmissão do vírus na cidade. E mesmo durante a bandeira vermelha não restringiu o acesso ao transporte coletivo. Pelos dados da Urbs, o número de passageiros por dia no transporte voltou a um patamar superior ao da última bandeira laranja e pode ser um fator numa nova escala de casos de Covid-19 nas próximas semanas.

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