Após checar atividade escolar, pai diz que filha foi vítima de racismo

A criança respondeu que um ponto ruim era quando uma colega dizia que o cabelo dela era feio e bagunçado

O músico Luis Fernando Diogo ficou surpreso ao conferir a atividade escolar da filha de sete anos, estudante da escola Little Kids Bilíngue, em Curitiba. A tarefa previa que os alunos e alunas respondessem pontos bons e pontos ruins de pertencerem a um grupo social.

A criança respondeu que um ponto bom era fazer amigos e que um ponto ruim era quando uma colega dizia que o cabelo dela era feio e bagunçado. A aluna é negra e tem cabelo crespo. O pai dela entendeu como um caso de racismo.

A professora responsável pela atividade disse às crianças que poderiam ser sinceras nas respostas e que ninguém, além dela, iria ler. No entanto, ao verificar o conteúdo, o músico entendeu que a questão deveria ter sido discutida.

“E daí eu falei que não. Esse tipo de coisa, quando é falado, quando é citado é o tipo de coisa que a gente expõe, não que a gente esconde. É errado esconder esse tipo de coisa”, criticou.

De acordo com ele, a escola disse que conversou com a criança que teve comportamento racista. “Eu não acreditei. Acho que vocês entendem porque não acreditei (que tinham conversado com a outra aluna)”, publicou o pai, nas redes sociais.

Depois da publicação na internet, os responsáveis pela escola telefonaram para Luis Fernando para e agendaram uma reunião para esta sexta-feira (27) para discutir a questão.

O caso aconteceu em março e, de acordo com a escola, a atividade era de competência emocional e tinha justamente intenção de deixar os alunos confortáveis para escreverem sobre quaisquer assuntos. Ao Plural a Little Kids Bilíngue confirmou que a direção pedagógica já conversou com a criança e os responsáveis sobre o comentário e destacou que vai alinhar todas as questões com o Luis Fernando durante a reunião.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Após checar atividade escolar, pai diz que filha foi vítima de racismo”

  1. Ele não expôs a filha ele expôs UM CRIME cometido pela escola em tentar encobrir um tema que não passa por “opinião” ou “sentimento”. É dever dos pais da criança que falou esse tipo de coisa pra filha dele e da escola EM EDUCAR sobre esses temas. E não deixar passar.. ele expôs depois de tentar resolver com a escola que tentou SILENCIAR ele. 🙂

  2. Meu.. o pai expôs a filha em rede social sobre uma atividade que era íntima (no sentido de que era uma atividade privada, que iria ser trabalhada de modo delicado, não publicamente )como ele se se sentiria se fosse o contrário? os pais precisam entender que os filhos não são seus apêndices e que não podem expor suas questões pessoais em rede social… ele nem sabe como a escola lidou com o troço e, mesmo depois de dizerem que falaram com a menina (e eventuais outras abordagens que poderiam ser feitas) , ele nem quis saber e expôs em redes sociais….. bizarro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima