Antonina terá festa com fandango caiçara

Visitantes do Litoral do Paraná poderão comprar artesanato local e alimentos sem agrotóxicos, além de conhecer o famoso “puxirão” e o baile de Mandicuera

Em Antonina, litoral do Paraná, uma festa vai reunir as culturas camponesa e caiçara em um território que mescla essas duas expressões. O local será a comunidade José Lutzeberger, acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), imerso na Mata Atlântica e criado há 15 anos. A “Festa da Reforma Agrária: celebrando a cultura caiçara e camponesa” será no próximo sábado (30).

 A programação tem presença confirmada do grupo de fandango Mandicuera, da Ilha de Valadares, que organiza a festa com o MST e a Associação Filhos da Terra. A cultura popular será expressa nos “puxirões”, que para os camponeses e caiçaras significa mutirões. Eles são realizados para a organização da festa e para o plantio de árvores.

Haverá ainda um ato inter-religioso e uma feira, com a produção das famílias da comunidade e de outros acampamentos e assentamentos do MST do estado. Estarão à venda produtos in natura, processados e artesanatos. A contribuição de R$ 20 por pessoa dará direito a almoço e jantar. Também haverá área para camping.

O acampamento José Lutzenberger é formado por cerca de 30 famílias e está localizado em parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná. Desde sua ocupação, os camponeses iniciaram um trabalho de recuperação do bioma da Mata Atlântica, aliado à produção de alimentos sem agrotóxicos, a partir da agroecologia e da agroflorestal. A experiência foi registrada no documentário ‘Agrofloresta é mais’, lançado em 2018, com coprodução da Fiocruz, Universidades Federais do Rio de Janeiro e do Paraná, Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e Associação Paranaense das Vítimas Expostas ao Amianto e aos Agrotóxicos (APREAA).

Confira a programação completa da festa:

7h – Início da acolhida dos convidados

8h – Puxirão

9h – Ato inter-religioso

10h – Ato político

11h – Plantio de árvores em “Puxirão”

13h – Almoço

16h – Atividade Cultural

19h – Janta

20h30 – Baile de Fandango com o grupo Mandicuera

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima