Ambientalistas protestam contra porto na Rua XV

Manifestação fez parte de campanha mundial para alertar sobre mudanças climáticas

Uma manifestação nesta sexta-feira, no centro de Curitiba, lembrou algumas das principais pautas dos ambientalistas para os próximos anos no Paraná. Promovido pelo Observatório da Justiça e Conservação (OJC), o protesto foi parte do Fridays for Future, um dia em que centenas cidades do Brasil e do mundo debateram o problema das mudanças climáticas globais.

No protesto de Curitiba, os participantes carregaram cartazes lembrando a emergência climática, mas também falando de pautas locais, como a necessidade de proteger o litoral paranaense, ameaçado por um projeto de porto em Pontal do Paraná.

O OJC é responsável pela campanha “Salve a Ilha do Mel”, que mostra como a construção do porto seria prejudicial para a fauna e a flora da ilha – apenas três quilômetros separam o local onde ficaria o porto e a ilha.

Além disso, como mostrou uma série de reportagens do Plural, a estrada que seria construída para chegar até o porto também traria vários problemas para a região, com imenso desmatamento e prejuízos para a vida de comunidades nativas e indígenas.

Foto: Eduardo Matysiak.
Foto: Eduardo Matysiak.
Foto: Eduardo Matysiak.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima