Alunos denunciam apologia ao nazismo no campus da UTFPR em Curitiba

Universidade afirma que imagem não deixa claro se há ou não a suástica na camiseta do rapaz

A página _spottedutfpr_, mantida por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fez um post na quarta-feira (4) denunciando um suposto de caso de apologia ao nazismo no campus de Curitiba. A notícia repercutiu e a instituição publicou uma nota sobre o assunto.

O post traz a foto de um rapaz no restaurante universitário usando uma camiseta cuja estampa é um Focke-Wulf FW 190, aeronave utilizada na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) pelas forças alemãs, cuja suástica era ostentada na cauda.

A imagem foi enviada de forma anônima ao _spottedutfpr_ , por meio de um formulário disponível no Instagram. Os administradores, que também mantiveram o anonimato, disseram que não têm acesso ao denunciante e informaram que não formalizaram um chamado junto à UTFPR.

Em nota, o campus de Curitiba disse que o regulamento disciplinar dialoga com a Lei Federal nº 7.716 e proíbe qualquer tipo de propaganda nazista que utilizem a cruz suástica ou gamada. O texto também orienta para que as denúncias sejam registradas na ouvidoria.

A assessoria de imprensa mencionou que não tem a identificação do rapaz que estaria usando a camiseta e que não vai abrir nenhum tipo de investigação porque a foto não deixa claro se há ou não a imagem da suástica na vestimenta.

Imagem não deixa claro se há ou não a suástica na foto | Foto: reprodução/rede sociais

Denúncias

O Plural enviou a imagem para o coordenador do departamento de História do Museu do Holocausto de Curitiba, Michel Ehrlich, que analisou o conteúdo. “A imagem não é muito conclusiva, então não posso afirmar categoricamente que há uma suástica. Claro que há outras simbologias, o caça usado na Segunda Guerra, a Eisernes Kreuz, baseada na cruz de ferro, mas não é um símbolo que configura apologia ao nazismo”, explicou Ehrlich.

Neste sentido, como não há identificação clara do símbolo nazista, é difícil impor sanções criminais ao homem que estava utilizando a camiseta baseado apenas na imagem.

Por outro lado, há canais corretos para fazer denúncias. Em casos de flagrante – quando a pessoa está na presença de outras que usam a suástica para propaganda nazista, o caminho é acionar a Polícia Militar (PM) ou Guarda Municipal (GM), por meio do 190 ou 153, respectivamente.

Quando não for possível, o denunciante deve reunir o máximo de provas possíveis (fotos, prints, textos, áudios) e procurar o Ministério Público, Polícia Federal (PF) e, se necessário, a Federação Israelita de cada Estado que tem um corpo jurídico especializado.

Sobre o/a autor/a

9 comentários em “Alunos denunciam apologia ao nazismo no campus da UTFPR em Curitiba”

  1. Geraldo T Ferreira

    Os aviões de combate alemães usavam motores BMW ou Daimler-Benz, em sua maioria. O Fusca foi criado a pedido do 3° Reich.
    Seria oportuno criminalizar os motoristas de BMW’s, Mercedes ou Fuscas, por apologia ao nazismo?
    Sem mais, Geraldo, Historiador, estudioso da WWII e que abomina o nazismo, assim como a histeria lacradora.

  2. A camiseta destaca somente uma aeronave famosa, historicamente pintada na sua camuflagem original. É uma figura de história. Tem o mesmo valor de apologia de um escudo viking ou uma armadura medieval.
    O que vem a seguir? Queimar livros?
    Não sejam (mais) ridículos.

  3. Primeiro que quiseram ferrar o garoto enviando a foto pra esse spotted. Se a pessoa quisesse denunciar de verdade, teria levado até a direção da UFPR. Mas como a pessoa sabia que é só a foto de um avião usado na segunda guerra mundial e não ia dar em nada caso denunciasse formalmente resolveu agir de má fé expondo o rapaz através desse spotted. E a foto parece que foi tirada com uma batata. Baboseira.

  4. Ridículo – esse exagero não contribui com a batalha contra a apologia real ao nazismo (que existe e deve ser rigorosamente punida!) – um estudante com uma imagem do FW190 não pode ser acusado de apologia ao nazismo. O Focke-Wulf 190 é um caça icônico da WWII. É um expoente da aviação mundial e às vezes é representado com pinturas originais históricas, A hstória da WWII precisa ser conhecida e sua memória mantida viva para não cometermos os mesmos erros!! Um pouco mais de bom senso, pelamordedeus…

  5. Sérgio Ubiratã

    Boa noite,
    Com relação ao tema. Comento a respeito da infestação de adesivos de caveiras nos veículos que circulam em Curitiba. Existe uma menção velada nelas que precisa ser debatida e denunciada, a caveira dos dezoito dentes (totenkopf).
    Grato!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima