Agepar aprova isenção da primeira ligação à rede de esgoto

Benefício será concedido a moradores de municípios que não atingiram ainda a meta de 90% de coleta de esgoto

A Agepar (Agência Reguladora do Paraná) aprovou a concessão de isenção a primeira ligação à rede de coleta de esgoto para residências que ficam em municípios que não atingiram a meta de 90% de coleta de esgoto. Pelo menos 101 municípios de 158 que constam no Ranking de Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) estão abaixo dessa meta. A isenção será financiada pela remuneração de capital das Bases de Ativos Regulatórios (BAR).

Para solicitar a isenção o consumidor residencial precisa, além de estar num dos municípios contemplados, estar no Programa Água Sanitária. O programa atende famílias com renda per capita inferior a 1/2 salário mínimo (ou até 2 salários mínimos para imóveis com até 4 ocupantes), imóvel com até 70 metros quadrados e consumo mensal inferior a 10 metros cúbicos para imóveis com até 4 ocupantes e 2,5 metros cúbicos por morador no caso de mais habitantes.

Atualmente o Paraná atende 73% do estado com coleta de esgoto. Na Região Metropolitana Curitiba tem índice de coleta de 99,9%, mas diversos municípios do entorno ainda precisam chegar aos 90% de coleta, como São José dos Pinhais, Araucária e Colombo.

A taxa de primeira ligação de esgoto da Sanepar é de R$ 215,79, mas no caso de adesão a Tarifa Social, o valor baixa para R$ 24,59.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima