Abertas inscrições para brasileiros concluírem estudos no exterior

Prova do Encceja permite finalizar Ensino Fundamental e Médio em 12 países

Para jovens e adultos brasileiros que saíram do país sem concluir o Ensino Fundamental ou Médio, existe a possibilidade de realizar prova de aptidão para a finalização das etapas. A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que já está com as inscrições abertas. Elas permitem a participação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Exterior, que realiza provas em 12 países neste ano.

O cadastro pode ser feito até o dia 5 de julho pela internet. Para participar é necessário ter, no mínimo, 15 anos  (para o Ensino Fundamental) e 18 anos (para o Ensino Médio). A avaliação terá quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Para o Ensino fundamental, o participante será avaliado em Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, História e Geografia. Já no Ensino Fundamental as áreas serão: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

No ano passado, 1,4 mil jovens e adultos realizaram o Encceja Exterior. Os países e cidades que recebem os brasileiros para o exame neste ano são:

* Bélgica (Bruxelas)
* Espanha (Barcelona e Madri)
* Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami)
* França (Paris)
* Guiana Francesa (Caiena)
* Holanda (Amsterdã)
* Itália (Roma)
* Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio)
* Portugal (Lisboa)
* Reino Unido (Londres)
* Suíça (Genebra)
* Suriname (Paramaribo)

A etapa brasileira do Encceja está com as inscrições encerradas. Marcada para agosto, prevê a participação de um milhão de estudantes por aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima