A arte de observar as aves do Purunã

Livro digital gratuito mostra diversidade de pássaros em região da Escarpa Devoniana paranaense

Com campos, florestas, cânions, cachoeiras e poentes de tirar o fôlego, a Escarpa Devoniana é destino de turistas interessados em natureza. O lugar, considerado patrimônio natural e cultural do Paraná, é de grande relevância ecológica. A estrutura rochosa de cerca de 400 milhões de anos traz na superfície a vegetação mais antiga do estado e uma rica diversidade de fauna, flora e paisagens. 

Algumas das florestas mais bem preservadas da região estão nos paredões de São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova inserido integralmente na Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. Inspirado por esse cenário, o ornitólogo e fotógrafo Raphael Sobânia reuniu em um livro fotografias de 60 espécies de aves que compõem a biodiversidade do Purunã. Algumas delas podem ser vistas até mesmo na capital. O objetivo é incentivar a conservação do ecossistema ao convidar os observadores de aves a conhecer de perto um pedacinho desse paraíso. 

A Saíra-lagarta (Tangara desmaresti) é encontrada nas capoeiras e matas de regiões montanhosas. Tem o hábito de agarrar formigas vivas com o bico e introduzi-las entre as penas para curtir o efeito cáustico do ácido fórmico. Foto: Raphael Sobânia

O autor do Guia de Aves de São Luiz do Purunã conta que o livro é uma seleção das melhores imagens das aves mais representativas do local: “Ele é fruto de um desejo que eu sempre tive de produzir um material dessa região, pouco representada nas publicações sobre aves, e que sofre constantemente uma série de ameaças. No aspecto conservacionista, é interessante ter uma publicação assim. São informações a mais que vêm para o público. As pessoas vão ter um melhor conhecimento do que existe ali, da importância não só das aves, mas da fauna em geral.”

Por enquanto apenas em versão digital, o livro é fruto de uma parceria entre o fotógrafo e o Instituto Purunã, que desenvolveu a identidade visual do material. A organização sem fins lucrativos visa promover a transformação social para o desenvolvimento sustentável do turismo no município. A coordenadora de projetos do Instituto, Gil Colaço, acredita que o livro vai contribuir com a valorização da região. “O distrito de São Luiz do Purunã possui um cenário diferenciado, pois está inserido na APA da Escarpa Devoniana e abriga uma variedade imensa de fauna e flora nativa. Há algum tempo almejávamos ter um material que abordasse as principais espécies que compõem a região, a fim de demonstrar a grandiosidade e a importância da conservação ambiental deste território, bem como, o potencial para o turismo de contemplação e de observação de aves na região”, afirma Gil. 

Curicaca pousada no paredão do perau do Purunã. Foto: Raphael Sobânia

Quem estrela a capa do livro é a Curicaca (Theristicus caudatus), uma ave de bico curvo e canto forte que utiliza os paredões que dividem o primeiro e o segundo planaltos para dormir. As espécies estão identificadas tanto pelo nome popular, com tradução para o inglês, quanto pelo científico, cada um com índice próprio, organizado em ordem alfabética. 

Cada espécie tem um QR Code e um hiperlink na imagem que levam à WikiAves, uma enciclopédia online de aves do Brasil. “Ficou bem legal. Ali tem todas as informações, milhares de fotos, tudo o que você precisa saber de cada espécie. Foi a forma que nós encontramos de proporcionar mais informações dentro do livro, devido às restrições de custo, espaço e tudo mais”, diz o fotógrafo.

O livro é resultado de diversas incursões de Raphael pelas paisagens do Purunã. Foto: Arquivo pessoal

O livro está disponível para download gratuito no site do Instituto Purunã e também traz dicas para quem quer iniciar a prática de observação de aves, como caminhar tranquilamente, com olhos e ouvidos sempre aguçados, ter atenção aos melhores horários e ao que pode afugentar os animais.  

A versão impressa deve chegar em breve para potencializar a divulgação do turismo local. A data de publicação ainda não foi agendada, mas Raphael já adianta que o livro físico terá páginas plastificadas, pensadas para garantir a preservação do material em campo, faça chuva, faça sol. 

Serviço

Livro: Guia de Aves de São Luiz do Purunã, de Raphael Sobânia
Download gratuito: https://saoluizdopuruna.com.br/tours/guia-de-aves/
Instagram: @sobania_aves e @institutopuruna

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima