99 confirma bloqueio de motorista e diz “lamentar” agressão contra passageira na Grande Curitiba

Empresa disse ter se colocado à disposição para colaborar com as investigações

A 99 Pop confirmou nesta segunda-feira (25) que o motorista flagrado em vídeo agredindo uma passageira em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, foi bloqueado da plataforma. O caso veio à tona na sexta-feira (22), no dia de registro do Boletim de Ocorrência. Mas, ao Plural, a companhia só se manifestou hoje.

Em nota encaminhada no início da tarde, a empresa disse que “lamenta profundamente o ocorrido”. Além de bloquear o motorista do aplicativo, a 99 informou ainda ter oferecido suporte à vítima e que está “disponível para colaborar com as investigações das autoridades locais”.

A Polícia Civil investiga o caso. Dayane Padilha, professora da rede estadual de ensino, só conseguiu denunciar a situação após três tentativas por causa do feriado prolongado de Tiradentes.

Na quarta-feira (20), a caminho de um território indígena, ela foi arrancada do carro pelo motorista após ele se recusar a continuar a viagem interrompida por causa de uma falha no GPS do aplicativo. Parte da situação foi gravada pelo celular da professora. As imagens mostram o momento em que o dono do carro joga a mão em direção a ela, tentando golpeá-la. Logo depois, o veículo é parado e a vítima retirada, aos gritos, de dentro do carro.

Antes das cenas de agressão,  Dayane foi xingada de “pé de barro”, termo pejorativo para se referir a indígenas, e também de “índia piranha”. A docente não é de comunidades indígenas, mas acredita que os traços de sua descendência tenham feito o motorista direcionar racismo ao trato que teve com ela.

“Esclarecemos que temos uma política de tolerância zero em relação a qualquer tipo de discriminação e violência e repudiamos veementemente o caso. O respeito mútuo é a base de tudo e é obrigatório para utilização do app”, diz texto da nota.

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2 comentários em “99 confirma bloqueio de motorista e diz “lamentar” agressão contra passageira na Grande Curitiba”

  1. Além de bloquear o motorista a 99 deveria processá-lo, afinal ele prejudicou a imagem pública da empresa.
    É preciso agir com mais veemência contra crimes de racismo!!

  2. O problema de origem é a ausência de uma pesquisa de antecedentes ou de maior rigor na seleção de motoristas de aplicativos de um modo geral. O mesmo vale para a situaçao de muitos carros, com problemas nos cintos de segurança, de pneus, freio, entre outros.

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