Detran PR: 30 mil carteiras de motorista aguardam para ser retiradas

Correios não conseguiram entregar documentos por não ter ninguém no endereço ou por erros no cadastro

O Detran PR informou nesta semana que cerca de 30 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) estavam disponíveis para retirada em suas unidades. A maioria dos documentos retornou ao órgão após os Correios não terem conseguido fazer a entrega em três tentativas. Com isso, os donos das carteiras de habilitação precisam ir a um posto do Detran para retirar.

As tentativas frustradas de entrega acontecem porque o responsável não está presente no endereço informado no momento da entrega ou porque o endereço está incorreto no sistema. “A população deve ficar atenta sobre manter atualizado o cadastro no Detran, tanto como condutor ou proprietário. A atualização ajuda na hora da emissão e entrega dos documentos, evitando assim o retorno delas ao Detran”, comenta o diretor-geral do órgão, Wagner Mesquita. De acordo com o diretor, o condutor precisa portar a CNH pois ainda existem situações em que o documento digital não substitui totalmente o físico.

As cidades com o maior número de CNHs que aguardam retirada são: Curitiba (13.000), Londrina (1.700), São José dos Pinhais (1.400), Foz do Iguaçu (1.300), Cascavel (780), Maringá (400), Ponta Grossa (800), Colombo (450), Campo Largo (450), Campo Mourão (400), Paranaguá (400) e Araucária (300).

Detran PR: como retirar a carteira

Para fazer a retirada da CNH, basta o cidadão comparecer diretamente na Ciretran do seu município, das 8h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento de horário.

É necessário apresentar um documento original com foto, podendo ser a CNH antiga. Se for retirada por um representante, este deve estar com uma via de procuração reconhecida em cartório com a cópia do documento do solicitante.

Carteira Digital de Trânsito

Para ter acesso aos documentos digitais, o cidadão pode baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito do governo federal e fazer o cadastro. No processo, ele receberá um código de segurança que será validado junto ao aplicativo e, após, terá acesso aos documentos cadastrados.

Para o acesso à CNH Digital também é necessário que a versão impressa tenha o QR Code. Se a CNH foi emitida antes de maio de 2017, o porte do documento impresso ainda é necessário para fins de fiscalização.

Circular sem os documentos de porte obrigatório é uma infração leve, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Art. 232, que gera a penalidade de multa no valor de R$ 88,38, retenção de veículo e três pontos na carteira.

Detran PR Débitos: como consultar

Se você não sabe a situação do seu veículo, é possível consultar diversos serviços do Detran PR pelo site.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima