Sob perspectiva pessoal, Padura fala sobre "fronteiras" | Plural
13 ago 2019 - 10h28

Sob perspectiva pessoal, Padura fala sobre “fronteiras”

Autor cubano é atração do segundo dia da 7.ª edição do festival literário Litercultura

Em seu segundo dia, o Litercultura recebe na noite desta terça-feira (13), às 20h, o escritor cubano Leonardo Padura. Além da mesa com o autor do aclamado “O homem que amava os cachorros”, a Capela Santa Maria também abrigará, a partir das 18h30, uma exibição de curtas-metragens.

Nascido em Havana, em 1955, o romancista, jornalista e ensaísta, traz uma perspectiva histórica e bastante pessoal – além de literária – sobre o tema da 7.ª edição do festival, “fronteiras”.

Tomando o Malécon, muro que há mais de um século divide mar/cidade, como ponto de partida metafórico, Padura resgata as fronteiras geográficas, físicas e espirituais que delimitam os contornos da literatura – e da forma de viver – cubana.

“[…] durante mais de cinquenta anos, os habitantes do país não puderam movimentar-se para além dos limites da ilha”, conta em seu ensaio “A maldita circunstância de água por todo lado”. O texto integra o livro “Fronteiras”, que reúne escritos dos cinco autores da edição 2019 sobre o tema.

Sob a mediação de Mariana Sanches, Padura falará – assim como em seu ensaio – sobre as consequências culturais dessas fronteiras, e sobre sua própria escolha de permanecer morando em Cuba.

Serviço

Litercultura 2019
Conversa com o escritor cubano Leonardo Padura. Mediação de Mariana Sanches.
Quando: 13 de agosto, terça-feira, às  20h. Antes, às 18h30, haverá uma mostra de curtas-metragens.
Onde: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Os ingressos são gratuitos e distribuídos a partir das 18h no dia de cada apresentação.

Programação completa

13 de agosto
18h30 Mostra de curtas-metragens
20h Leonardo Padura (Cuba). Mediação de Mariana Sanches.

14 de agosto
18h30 Nosso amor de trincheira, nosso trânsito de fronteira – Guilherme Gontijo Flores e Ricardo Pozzo leem poemas da poeta alemã Uljana Wolf.
20h Bernardo Carvalho (Brasil). Mediação de Manuel da Costa Pinto.

15 de agosto
18h18h30 Literatura de Refúgio – poemas de várias nacionalidades feitos e lidos por alunos de Português como Língua Estrangeira do Projeto de Extensão da UFPR.
19h Ninoska Pottella – música da Venezuela
20h Juan Cárdenas (Colômbia). Mediação de Isabel Jasinski.

16 de agosto
18h30 Show de André Abujamra – As 9 faces do Sr. Abu: uma viagem musical pelo mundo de um dos maiores artistas brasileiros.
20h Igiaba Scego (Itália). Mediação de Maria Célia Martirani.

Últimas Notícias