Vitor Puppi deixa a Secretaria de Finanças de Curitiba

Puppi foi o mentor do plano de ajuste fiscal apresentado por Greca no início do primeiro mandato

A exoneração de Vitor Puppi do cargo de secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento foi publicada na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial de Curitiba. Ainda não há detalhes sobre os motivos que levaram à saída de Puppi do cargo, mas o que se comenta entre assessores e vereadores da base de Rafael Greca é que a exoneração será sentida pela gestão. Um vereador da base disse que a saída é “um desastre”.

A mesma edição do Diário Oficial traz a nomeação de Cristiano Hotz para o comando da Secretaria de Finanças. Ele ocupava o cargo de chefe de gabinete de Rafael Greca.

Puppi foi o arquiteto do plano de austeridade fiscal apresentado por Greca no primeiro ano da gestão anterior, em 2017. Ao mesmo tempo que colocou a prefeitura na mira dos sindicatos de servidores municipais, o chamado Plano de Recuperação Fiscal construiu espaço no orçamento da cidade para que Greca pudesse atuar sem tanta pressão das despesas obrigatórias.

Outra ação de Puppi à frente da pasta foi a criação do Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal (Funrec). O fundo, inédito no País, garante uma reserva financeira para situações de crise econômica, desequilíbrio fiscal ou de calamidade pública. Recursos do fundo foram usados para o combate à pandemia em Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima