Vereador quer proibir fumo nos parques de Curitiba

Quem desobecer a regra pela primeira vez pode ser multado em R$ 500 e o valor dobra em caso de reincidência

Falta apenas o parecer da Comissão de Serviço Público para que o projeto que limita o fumo nos parques de Curitiba esteja apto para ir a plenário. A iniciativa, é do vereador Tico Kuzma (Pros), que pede a criação de áreas específicas para fumantes, desde que estejam longe de crianças, quadras de esporte e de outros locais com grande circulação de pessoas.

Kuzma foi o vereador que criou a Lei Antifumo em Curitiba, que veda o uso de cigarros em bares e lugares fechados. Além disso, o parlamentar quer proibir nos parques, o consumo de cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguíles e de qualquer outro produto derivado do tabaco.

Quem desobedecer as regras impostas pode ser multado em R$ 500 e o valor dobra em caso de reincidência. Para punir os infratores, a prefeitura deve considerar os fumantes que forem pegos em flagrante.

Além disso, o projeto reforça que o poder público colocará placas com avisos que indicam onde é proibido fumar. Esses anúncios deverão estar acompanhados dos telefones dos órgãos de fiscalização e das sanções aplicáveis para caso alguém desobedeça a lei.

Por fim, o texto destaca que a ideia é buscar a limpeza dos ambientes públicos e mais saúde para a população. Projetos semelhantes já foram aprovados em cidades como Nova York e em São Paulo. No entanto, uma proposta como essa nunca teve adesão em Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima