Veja quais deputados do Paraná assinam PEC que proíbe militares no governo | Jornal Plural
19 jul 2021 - 17h17

Veja quais deputados do Paraná assinam PEC que proíbe militares no governo

Apenas oito dos 30 deputados federais do Paraná assinaram a proposta; o estado é um dos que têm menor adesão ao projeto

Oito deputados do Paraná apoiaram a proposta que barra a nomeação de militares da ativa para cargos do governo federal. O texto já superou as 171 assinaturas – quantidade mínima para apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição – e está em trâmite na Câmara dos Deputados.

Subscrevem o texto, de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), os deputados a seguir:

  1. Aliel Machado (PSB)
  2. Enio Verri (PT)
  3. Gleisi Hoffmann (PT)
  4. Gustavo Fruet (PDT)
  5. Leandre (PV) 
  6. Roman (Patriota)
  7. Rubens Bueno (Cidadania)
  8. Zeca Dirceu (PT)

A Proposta de Emenda à Constituição 21/2021 tem a finalidade de vedar aos militares da ativa a ocupação de cargos de natureza civil na administração pública, nos três níveis da Federação. O militar que desejar exercer tais cargos deve afastar-se da atividade, caso tenha menos de dez anos de serviço e passar para a inatividade, caso esteja há mais de dez anos em atuação.

Entre os paranaenses que apoiam a proposta está o deputado Enio Verri (PT). Para ele a proposta está adequada ao atual momento que o país enfrenta. Ele reforça ainda que práticas como a do general Pazuello de “ficar jogando o jogo onde um dia representa as Forças Armadas e outro dia o Poder Executivo”, não devem ser mantidas.

O deputado Gustavo Fruet (PDT), que também assinou a PEC, acredita que “qualquer Constituição democrática estabelece a separação entre a atividade militar e atividade de governo”. Reitera ainda que as Forças Armadas são instituições de estado e não de governo.

Reportagem por Mayala Fernandes, sob orientação de João Frey

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Um comentário sobre “Veja quais deputados do Paraná assinam PEC que proíbe militares no governo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias