Veja personalidades que testaram positivo para Covid-19 no PR

Além de Bolsonaro, políticos paranaenses foram infectados, incluindo pessoas próximas ao governador Ratinho Jr

A pandemia do coronavírus já infectou 1,6 milhão de pessoas no Brasil, matando 65,4 mil habitantes. O Paraná está com 33.939 casos e 837 óbitos pela doença. Os números expressivos mostram que ninguém está salvo do vírus, e isso inclui políticos, atletas e outras personalidades, inclusive com alto poder aquisitivo.

Na terça-feira (7), a Covid-19 alcançou até o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que confirmou o exame positivo. No Paraná, nenhum famoso morreu pela doença, mas alguns passaram por sintomas de casos graves da infecção.

Entre os contaminados, estão o líder do governo Ratinho Jr (PSD) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Hussein Bakri (PSD), a ex-governadora Cida Borghetti (PP) e o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP). O coronavírus também atingiu representantes de instituições paranaenses. Veja alguns deles:

Políticos

O drama na política do Paraná começou no dia 25 de abril, quando o governador Ratinho Jr viajou com uma comitiva para Maringá. O objetivo era entregar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento do coronavírus na Cidade. Contudo, a motivação era “fazer política” e o chefe do Executivo entrou em contato com o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), que dias depois confirmou estar com Covid-19.

O governador teve suspeita da doença por duas vezes, mas em nenhuma delas foi infectado. No entanto, os dois compromissos que o colocaram em risco poderiam ser cancelados em razão da pandemia. O primeiro foi quando Ratinho esteve com o presidente Jair Bolsonaro, com um grupo que viajou para os Estados Unidos em março. Após a viagem, mais de 20 membros da comitiva testaram positivo para o coronavírus.

Família Borghetti Barros

Borghetti Barros foi primeira família da política paranaense atingida pela doença. Foto: Reprodução Facebook Maria Victória

Depois da confirmação de que o ex-ministro Ricardo Barros estava infectado, outros membros da família também testaram positivo para a doença. A ex-governadora Cida Borghetti, a filha do casal, deputada estadual Maria Victória, que é do mesmo partido dos pais, o advogado Diego Campos, marido da deputada, e a filha deles, Maria Antonia, de apenas um ano, também foram diagnosticados com Covid-19. 

Todos foram curados e cumpriram os protocolos de Saúde. O ex-ministro disse que tomou Cloroquina, defendida por Bolsonaro como uma alternativa para tratar a doença. Contudo, o remédio não tem eficácia científica comprovada.

Hussein Bakri

Líder do governo, Hussein Bakri (PSD) foi infectado. Foto: Euclides Lucas Garcia/Liderança

Líder de Ratinho na Alep, Hussein Bakri testou positivo para o coronavírus no início do mês de junho. O parlamentar teve sintomas gripais repentinos e fez tratamento em um Hospital de Curitiba. O seu chefe de gabinete, Marcelo Schlenert, também passou mal, mas a informação é de já está melhor. Duas semanas depois de contrair a doença, o deputado voltou para as sessões remotas do Legislativo.

Evandro Roman

Apesar de positivo, Roman não teve sintomas. Foto: PSD

O deputado federal do Paraná Evandro Rogério Roman (PSD) também foi diagnosticado com Covid-19 no final de junho. O parlamentar, que é ex-árbitro de futebol, passa bem e está sem sintomas.

Stephanes Junior

Stephanes Júnior foi diagnosticado com Covid-19 na metade do mês de junho. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal e estadual Stephanes Junior (PSD) foi outro parlamentar infectado pelo coronavírus. O seu diagnóstico veio no dia 15 de junho. Ele apresentou febre, dores no corpo, falta de ar e perda de paladar. Também afirmou que usou Hidroxicloroquina no seu tratamento.

Chico Brasileiro

Chico Brasileiro (PSD) foi deputado estadual por dois anos. Foto: PMFI

Confirmado nesta terça-feira (7), o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), foi diagnosticado com Covid-19. Chico coletou o exame RT-PCR no Hospital Municipal Padre Germano Lauck na segunda-feira (06). Ele está bem, sem sintomas e seguirá trabalhando de forma remota, em sua casa, enquanto cumpre o isolamento domiciliar.

Hissam Dehaini

Prefeito de Araucária foi contaminado. Foto: Reprodução Facebook

A Prefeitura de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), confirmou que o prefeito Hissam Hussein Dehaini (PPS) e a primeira-dama, Aline Dehaini, testaram positivo para o coronavírus no último dia 23 de junho. Os dois eram casos assintomáticos e estão bem.

Presidente da APP- Sindicato

Hermes Leão também teve coronavírus. Foto: APP-Sindicato

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, foi diagnosticado com coronavírus no mês de junho. Ele foi atingido no pulmão, apesar de todas as atividades presenciais do sindicato estarem acontecendo de maneira remota. Hermes teve forte sensação de cansaço e muita dificuldade para fazer atividades simples do cotidiano. Atualmente, está em casa e melhorando da doença.

Secretários da Prefeitura de Araucária

Os irmãos e secretários da Prefeitura de Araucária, Genildo e Geraldo Carvalho, passaram por momentos complicados em razão da Covid-19. Os dois tiveram 80% dos pulmões comprometidos pela doença. Geraldo é Secretário de Políticas Públicas de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Irmão mais novo, ele está se recuperando em casa.

Genildo Carvalho (PPS), secretário de Governo de Araucária, deixou a UTI recentemente e também está melhorando. Parte da família deles foi contaminada pelo vírus.

Genildo Carvalho precisou de UTI. Foto: Reprodução Facebook

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima