Senadores paranaenses assinam PEC pelo adiamento das eleições municipais | Jornal Plural
Clube Kotter
20 maio 2020 - 20h09

Senadores paranaenses assinam PEC pelo adiamento das eleições municipais

1/3 do Senado apoia mudar o primeiro turno para 6 de dezembro

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o adiamento das eleições municipais de outubro conta com o apoio de 27 senadores, um terço da Casa. A PEC é encabeçada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede) e pede a mudança em razão do cenário de incertezas causado pela pandemia do coronavírus. Os parlamentares paranaenses Alvaro Dias (Podemos) e Flávio Arns (Rede) estão entre os políticos que assinaram a proposta.

Se aprovada, o primeiro turno das eleições para escolha de prefeitos e vereadores seria em 6 de dezembro. O pleito está marcado para 4 de outubro. Nos municípios em que houver a necessidade de segundo turno, a votação seria no 20 de dezembro, e não mais em 25 de outubro.

A PEC pode atrapalhar o plano defendido por alguns parlamentares, que preferem a prorrogação dos seus mandatos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), disse na terça-feira (19), que uma comissão de deputados e senadores será formada para discutir o adiamento das eleições.

Na justificativa da proposta, Randolfe disse que manter o período dos mandatos e a data de posse não coloca em risco o processo democrático na escolha de representantes para o Executivo e Legislativo municipal.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias