Projeto que daria bolsa a artistas sai da pauta e perde força na Alep | Jornal Plural
8 jun 2021 - 16h03

Projeto que daria bolsa a artistas sai da pauta e perde força na Alep

Deputados buscam agora caminhos alternativos para distribuir os recursos da Lei Aldir Blanc aos artistas do estado

O projeto de lei que cria o Programa Bolsa Cultura Paraná foi retirado da pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta seria analisada pelo colegiado nesta terça-feira (8). O texto não entrou em pauta por apresentar problemas de técnica legislativa que poderiam comprometer sua aprovação pelos participantes da comissão. Uma nova data para avaliação ainda não foi estabelecida e, com isso, a proposta subscrita por 14 deputados perde força.

Para dar fôlego à proposta, deputados ligados ao setor cultural buscam agora uma nova forma de fazer chegar aos artistas os recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc que foram repassados ao Paraná. O que se tenta, no momento, é fazer com que o governo estadual apresente um projeto similar ao que está na Assembleia, saneando assim o vício de iniciativa da proposta. No Palácio Iguaçu há outras ideias na mesa. Uma delas é repassar o recurso a artistas como uma bolsa de aperfeiçoamento. Nesse caso, o dinheiro ficaria sob gestão da UEPG, que promoveria cursos para os artistas e os remuneraria.

O projeto em questão foi idealizado a fim de dar suporte a profissionais do setor cultural do estado que estão passando por dificuldades durante a pandemia. Os deputados autores alegam que a Lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor, é ineficiente quanto à distribuição de seus recursos. Dos R$ 85 milhões que o estado do Paraná recebeu por ela, apenas 15% foram repassados aos profissionais, deixando a maior parte da área desassistida. 

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias