Projeto de turismo para o litoral é bem recebido pelo governo

Ideia do movimento #SalveAIlhadoMel é trocar porto por ciclovias e turismo

Representantes do movimento #SalveAIlhaDoMel apresentaram para o governo do estado, na manhã de sexta-feira (23), um projeto de incremento da economia local por meio do turismo. A proposta, que prevê, dentre outras estruturas, a construção de uma ciclo-rodovia interpraias, é uma alternativa ‘a estrada que condenaria 500 hectares de floresta atlântica na região de Pontal do Paraná.

André Dias, gerente de parcerias estratégicas do Observatório de Justiça e Conservação, conta que a iniciativa foi bem recebida. “Tivemos uma resposta positiva. O projeto tem envergadura técnica qualidade profissional pra ser considerada pelo governo do estado como uma alternativa viável pra solucionar a questão do transporte e da economia em Pontal do Paraná.” Segundo ele, a resposta do governo do estado foi a “imediata intenção de instalar as cicloparagens, pensadas como mirantes turísticos, na beira-mar.”

Ainda é cedo para saber se a instalação das ciclo-paragens descarta o projeto inicial do governo de construção da chamada “faixa de infraestrutura” . Segundo Dias, o processo está em análise no âmbito jurídico e, enquanto não se concluir, é precipitado falar em algum encaminhamento prático.

O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho pra discutir a viabilidade e a complementaridade dos projetos a longo prazo. A implementação depende da análise da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Planejamento, além da elaboração de um projeto executivo das paragens para viabilizar a instalação.

Para Dias, esta é “uma oportunidade para governo do estado deixar um legado inovador, diferenciado, com segurança viária, voltado para as pessoas e para o crescimento limpo. É realmente uma alternativa de integração do litoral. Os municípios costeiros poderão ter uma rota turística onde se contempla mar, floresta, serra e natureza, com bastante estrutura e segurança.”

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima