Prefeitura pode se tornar fiadora de micro e pequenas empresas

Ideia é que Executivo possa facilitar acesso a linhas de crédito para que micro e pequenas empresas superem a crise econômica

Tramita na Câmara Municipal de Curitiba um projeto para dar às micro e pequenas empresas da Cidade, a possibilidade contar com a prefeitura como fiadora em contratos com bancos públicos e privados, garantindo acesso a linha de crédito para que superem a crise provocada pela pandemia do coronavírus.

A ideia do vereador Mauro Bobato (Podemos) é ajudar as empresas de pequeno porte que têm enfrentado diversas barreiras para obtenção de recursos tanto em instituições públicas financeiras quanto privadas. De acordo com o parlamentar, as dificuldades decorrem do alto custo financeiro e das fortes restrições de acesso ao crédito, que podem acontecer em razão da falta de um fiador.

Caso o projeto que está na Procuradoria Jurídica da Câmara seja aprovado, a Prefeitura de Curitiba terá liberdade para discutir os termos do contrato. Para Bobato, os bancos alegam ter aumentado a oferta de crédito, porém o volume ainda não acompanha a demanda. Segundo ele, não falta dinheiro, mas há muita burocracia para conseguir recursos.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contratações de operações de crédito somaram R$ 378 bilhões até o último dia 8 de maio. Desse total, menos de 10%, chegou aos micro e pequenos negócios. O vereador argumenta que a taxa de sucesso dos pequenos empresários nesses negócios é de apenas 9% nos bancos públicos, 12% nos privados e 31% nas cooperativas de crédito. “O projeto quer aumentar o acesso ao crédito”, afirmou.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima