Gleisi diz que PT precisa de bancada no Congresso para Lula poder governar

Presidente nacional do PT anunciou candidaturas de Tadeu Veneri e Carol Dartora à Câmara dos Deputados; Dilma Rousseff recusou disputa ao Senado

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, disse nesta segunda (13) em entrevista ao Plural, que uma das prioridades do partido para o ano que vem será eleger mais deputados federais e senadores, para facilitar as negociações com o Congresso caso o ex-presidente Lula volte a ser eleito. A ideia, segundo ela, é contar com mais deputados progressistas, mas que o partido também não se negará a negociar com partidos de outras tendências, o inclui as legendas do Centrão.

Segundo ela, a ideia propagada por Jair Bolsonaro (sem, partido), principalmente no princípio do mandato, de que é necessário não fazer acordos no Congresso com a “velha política” é ilusória. Gleisi diz que o próximo presidente terá que governar com o Congresso que o povo eleger, seja ele quem for. Por isso a importância, para ela, de eleger uma bancada maior.

No Paraná, por exemplo, que hoje tem três deputados federais petistas, a ideia é lançar um grande número de políticos de fora da bancada na expectativa de aumentar essa quantidade. Além dela própria, de Enio Verri e de Zeca Dirceu, devem estar na disputa, entre outros, o deputado estadual Tadeu Veneri e a vereadora curitibana Carol Dartora.

Gleisi diz que chegou a conversar com a ex-presidente Dilma Rousseff, convidando para uma disputa ao Senado. Dilma, porém, recusou, e diz que não pretende mais disputar mandatos – pretende apenas trabalhar pelo partido nos bastidores.

Na entrevista, Gleisi disse que Lula é o candidato do partido, embora ainda tenha pedido tempo para pensar. Negou que Marcos Lisboa vã ser conselheiro econômico da campanha, dizendo que os “fiscalistas” levaram o Brasil à situação em que está – o que inclui o ex-ministro da Fazenda de Dilma, Joaquim Levy.

Para a deputada, o programa de Lula passará necessariamente por um gasto maior do Estado para forçar a economia a se recuperar, ainda que isso signifique um aumento da dívida pública. 

A presidente do PT disse ainda que não pretende ficar rebatendo as críticas dos pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, que tem sido um opositor constante de Lula e do PT. Para ela, Ciro disputará votos mais à direita, na tentativa de ser uma terceira via.

Veja a entrevista completa no vídeo.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Gleisi diz que PT precisa de bancada no Congresso para Lula poder governar”

  1. Oi gente boa tarde…..em um momento de minha vida publica trabalhando com jornal tive o prazer de conhecer Gleisi Hoffmann , pessoa Culta Inteligente e guerreira passei a ser seu amigo e seu fã. Mas tudo que é bom dura pouco o PT de LULA ganhou as eleições e deu no que deu conseguiram convencer JUÍZES da mais alta corte que o LULA e seus comparsas eram e são inocentes bandido é Sergio Moro e os Promotoreskkkkkkkkk desculpa deputada Gleisi retroceder JAMAIS ……54% dos Brasileiros estão esperando um nome e tenho certeza que aparecerá……..forte abraço a todos

  2. 145 visualizações!!!!!
    Essa senhora tem a mesma relevancia que uma mosca varejeira.
    Demonstra o quanto o povo quer gente desse pseudo partido no poder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima