Open Data Day Curitiba tem evento online e gratuito sobre dados neste sábado

Sexta edição quer engajar cidadãos no uso de dados públicos e impactar o desenvolvimento de Curitiba

Pelo sexto ano consecutivo, Curitiba fará parte de um movimento global que incentiva o uso e a divulgação de dados abertos: o Open Data Day. Na capital paranaense, o evento vai acontecer no dia 6 de março, sábado, e será totalmente online e gratuito, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A edição de 2021 contará com palestras sobre os dados abertos da pandemia da COVID-19 em Curitiba, do meio ambiente e do planejamento urbano na cidade, além de debates sobre dados e privacidade, cultura de dados abertos e data storytelling, entre outros temas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link.

O Open Data Day Curitiba é organizado pelo Code for Curitiba, um grupo de profissionais voluntários que desenvolve soluções com tecnologia para resolver problemas da cidade. A missão do grupo e do evento é “engajar mais pessoas em projetos e ações que utilizem dados abertos de Curitiba, que todos possam acessar, utilizar e modificar”. Para os profissionais, “isso ajuda a impulsionar o desenvolvimento da cidade e faz com que Curitiba seja, em última instância, um lugar melhor para se viver”.

Neste ano, irão participar do evento Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Foundation Brasil; Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; Álvaro Justen, fundador do Brasil.io; Oscar Schmeiske, coordenador de pesquisas no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba); Kleber Canuto, coordenador de Ciência de Dados no SENAI-PR; Alex de Sá, consultor e especialista em sensores remotos da Onepoint; Rhodrigo Deda, membro da Comissão de Inovação e Gestão da OABPR; Marcos Abreu, da PUCPR e Code for Curitiba; Fabio Baldini, diretor do Instituto X; Lucas de Barros Teixeira, coordenador da trilha de Big Data no The Developer’s Conference São Paulo; e Ana Carolina Benelli, pesquisadora do ITS-Rio e diretora da Linked Data Tecnologia da Informação.

Em edições passadas, o Open Data Day Curitiba realizou ações de captura e análise de dados sobre o transporte público, o orçamento municipal e a Central 156 da cidade, entre outros temas. Também já fizeram parte da programação competições de dashboards no Tableau, o desenvolvimento de soluções e aplicativos para Curitiba e a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre dados abertos e inovação.

Nas palavras dos hackers cívicos, como se denominam os voluntários do Code for Curitiba: “É uma verdadeira maratona cívica”.

Pelo mundo

O Open Data Day é realizado anualmente e globalmente pela Open Knowledge Foundation, para celebrar o uso de dados abertos pelo mundo – que são aqueles dados públicos (normalmente governamentais, mas não somente) que podem ser livremente usados por qualquer um, e que ajudam as pessoas a tomarem decisões e a melhorarem sua qualidade de vida. 

O objetivo do evento é demonstrar os benefícios dos dados abertos e encorajar a adoção de políticas de dados abertos no governo, nas empresas e na sociedade civil. Neste ano, o tema escolhido globalmente para o evento foi “Dados para o Desenvolvimento Igualitário”.

Serviço:

Open Data Day Curitiba

Dia: 6 de março de 2021, sábado

Horário: das 10h às 17h, em transmissão via YouTube

Inscrições: gratuitas, neste link

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima